EM PIRACICABA (SP) 08 DE NOVEMBRO DE 2019

Oficina promove socialização de projetos de Escolas do Legislativo

Atividade compôs a programação do 6º Encontro Estadual das Escolas do Legislativo, promovido pela Apel.




Toque na imagem para aumentar

Roda de conversa abordou projetos das Escolas do Legislativo

Crédito: Leandro Trajano


Como última atividade do 6º Encontro Estadual das Escolas do Legislativo, promovido pela Apel (Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas), a Oficina Municipal de São Paulo, que é uma escola de cidadania e gestão pública, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, realizou o workshop "Sistematização de boas práticas em Escolas do Legislativo", conduzido por Liz Moreira e Eder Brito.

Na oficina, os participantes se dividiram em sete grupos de seis pessoas, com representantes de Escolas do Legislativo de diferentes municípios. Eles separaram três projetos de destaque da Escola que estavam representando e compartilharam com seu grupo. Após ler todas as propostas, o grupo escolheu um projeto para ser apresentado a todos.

No grupo 1, composto por representantes das Escolas do Legislativo de Itapevi, Santos, Bálsamo, Itu e Araçatuba, foram abordados o projeto Revista dos Parlamentares, desenvolvido em Itapevi, o projeto Café com o Vereador, promovido por Itu, cursos de formação para o ensino fundamental e médio, oferecidos em Araçatuba, e o projeto de formação política para crianças, realizada com teatro de fantoches, criado pela Escola do Legislativo de Bálsamo.

O grupo 2 foi constituído por representantes das Escolas de Monte Mor, Piracicaba, Araçatuba, Itapeva e Taboão da Serra e elencou as rodas de conversas e os seminários promovidos pela Escola do Legislativo de Piracicaba e o Projeto de Iniciação Política desenvolvido em Itapevi.

No grupo 3, formado por representantes das Escolas de Cotia, Itu, Monte Mor, Franca e Araçatuba, foram destacados os projetos de capacitação e qualificação de servidores, desenvolvidos por Monte Mor e Araçatuba.

Os participantes do grupo 4, das Câmaras de Itu, Campinas e Itapevi, abordaram a necessidade de construção de um projeto pedagógico para as Escolas do Legislativo, conforme o modo de atuação da Escola de Itapevi, e a importância da aproximação das Escolas do Legislativo com as secretarias municipais de educação.

Com representantes das Câmaras de Bragança Paulista, Cubatão, Rio das Pedras, Taboão da Serra, Cerquilho, Monte Mor e Campinas, o grupo de estudos 5 destacou os projetos de formação sobre o Legislativo para alunos do ensino fundamental.

O grupo 6, com pessoas de Campinas, Votuporanga, Cotia, Bálsamo e Itapevi, e o grupo 7, de Itapevi, Louveira e Cotia, falaram, respectivamente, dos projetos sobre a criação de material didático para a formação política de crianças de 10 a 15 anos, desenvolvido em Bálsamo, e sobre a realização de pesquisas externas para a criação da programação da Escola do Legislativo, de Louveira.

No evento, a vereadora Nancy Thame (PSDB), diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, entregou voto de congratulações ao diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, Humberto Dantas de Mizuca, ao presidente da Abel (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas), Florian Augusto de Abreu Coutinho Madruga, ao presidente da Apel, Roberto Eduardo Lamari, a Leonardo Gadelha, integrante da coordenação de planejamento e relações institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro, e Eder Brito, da Oficina Municipal de São Paulo.

Escola do Legislativo

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas