EM PIRACICABA (SP) 14 DE AGOSTO DE 2020

'Pai não conquista o filho pelo que dá, mas pelo que é', diz professor

Em evento da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, Felipe Aquino, da Canção Nova, deu orientações para a relação de marido e mulher e a formação dos filhos.




Toque na imagem para aumentar

Isac Souza comandou a transmissão, levada ao ar na noite desta sexta-feira




Com reflexões que o tornaram popular à frente dos programas "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos", da TV Canção Nova, o professor Felipe Aquino usou a didática que o acompanha desde sua carreira acadêmica para falar sobre a relação de marido e mulher e entre pais e filhos no encerramento da "Semana da Família".

A palestra, na noite desta sexta-feira (14), integrou as atividades promovidas pela Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, que tem a coordenação do vereador Isac Souza (PTB). Realizada pela primeira vez, a "Semana da Família" contou com três dias de programação.

Por causa da pandemia da Covid-19, os convidados da edição deste ano participaram por videoconferência, com Isac ancorando, direto do plenário da Casa de Leis, as transmissões ao vivo levadas ao ar pela TV Câmara e pelos perfis oficiais do Legislativo no Facebook e no YouTube, com tradução em Libras.

Aquino, 70, abordou o tema "Família, lugar de esperança e experiência". Com cinco filhos, 12 netos e 40 anos de matrimônio até ficar viúvo há oito, Aquino citou expressão utilizada pelo papa João Paulo 2º para classificar a família como "santuário da vida", também título de um de seus livros: "Se for destruída, acabamos por destruir de certa forma a vida", declarou.

Para o professor, a harmonia de um casal é determinante para "criar um lar feliz e tranquilo" que colabore no "desenvolvimento físico, psicológico, afetivo e espiritual" dos filhos. O contrário, observou, também é verdadeiro. "Os defeitos dos filhos são filhos dos defeitos dos pais", disse, reproduzindo fala de um pensador francês. "Um pai que xinga, grita e bate é porque aprendeu a fazer isso; por outro lado, as qualidades dos filhos também acabam sendo filhas das qualidades dos pais."

Atuando, pela Igreja Católica, junto a famílias há 50 anos, o apresentador da TV Canção Nova disse perceber que o bom relacionamento entre marido e mulher facilita a educação dos filhos. "Pais que brigam e se ofendem na frente dos filhos os desestabilizam emocional e psicologicamente." Segundo Aquino, é dentro de casa que se aprendem as "grandes virtudes da vida”, como humildade e respeito às pessoas. "Vejo a família como um verdadeiro educandário do amor: ali a criança precisa ser amada, respeitada”, afirmou.

Na visão do professor, o primeiro passo de pai e mãe para educarem bem o filho deve ser conquistá-lo. "'Mas como? Tenho que dar tênis, camiseta da marca, bicicleta?' A gente não conquista o filho com aquilo que dá, mas com aquilo que a gente é para ele", comentou. Aquino citou como exemplo o tempo dedicado a atividades feitas a dois. "O pai que deixa o celular e o computador de lado e vai passear, andar de bicicleta, ele gasta tempo com o filho. Ter tempo para ele e envolvê-lo é muito importante para a conquista."

O apresentador da TV Canção Nova disse que os pais devem "monitorar o que os filhos assistem" e alertou para os riscos de deixar a criança "ficar tempo excessivo na internet", prejudicial à sociabilidade e a outras atividades dela. "Educar é ensinar a usar a liberdade com responsabilidade e verdade. Se não for norteada por essas duas palavras, vira libertinagem", refletiu.

Aquino também comentou sobre cobranças que incidem sobre o jovem em formação. "Os pais têm que dar salvaguarda, aliviar um pouco essa pressão sobre o filho e criar um ambiente saudável, para que ele respire esperança." Para o professor, "certos pais hoje cobram muito da criança". "Se ela tem dificuldade na escola, monitore, mas não aperte muito. O filho meu que mais me deu trabalho na escola foi o que estudou mais: fez mestrado e doutorado, e era um menino que não queria estudar."

"Não entre em pânico por seu filho estar indo devagar na escola ou ter repetido um ano. Calma, porque a natureza precisa de tempo para ser restaurada. Não pode, nesse mundo competitivo, querer fazer o filho ser um super-homem, pois, ao invés de queimar etapas, você queima a criança. Eduque, cobre, mas dentro de uma moderação. Não se apavore”, aconselhou.

Isac agradeceu a Aquino o convite aceito para comandar a palestra que encerrou a programação da "Semana da Família" e elogiou a abordagem proposta para o assunto. "Foi uma conversa muito agradável, não só por conhecer o tema, mas porque proporcionou um bate-papo suave para todos participarem", disse o vereador, que atuou como porta-voz das perguntas feitas por internautas durante a apresentação do professor.

A fala de Aquino foi seguida por testemunhos do casal Angela e Vilmário Santos, coordenadores há oito anos do Ministério das Famílias, da Renovação Carismática Católica da Diocese de Piracicaba, e de Willian Silva Bispo, da Associação Aliança de Misericórdia. "Fazem um trabalho silencioso, importante para a sociedade piracicabana", comentou Isac.

Legislativo Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família Isac Souza

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas