EM PIRACICABA (SP) 20 DE AGOSTO DE 2019

Palestra destaca práticas de sustentabilidade para pequenas empresas

Aula completa ciclo de palestras sobre o tema "Sustentabilidade, inovação e práticas ambientais nas empresas".




Toque na imagem para aumentar

Evento encerra ciclo de palestras sobre Sustentabilidade, Inovação e Práticas Ambientais nas Empresas

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A consultora Taís Lacerda descreveu como a sustentabilidade pode ser praticada em micros e pequenas empresas na aula que ministrou nesta terça-feira (20) na Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A qualificação completou o ciclo de palestras iniciado no último dia 6 sobre o tema "Sustentabilidade, inovação e práticas ambientais nas empresas".

Antes de falar sobre as ações voltadas a micros e pequenas empresas, Taís Lacerda destacou dados sobre o envolvimento da indústria brasileira em atividades de sustentabilidade. De acordo com ela, em 2016 o Brasil ocupava a 46ª posição, em relação a outros 180 países, no Índice de Desempenho Ambiental.

Ela também apresentou ações implementadas em empresas após a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, promovida pela Organização das Nações Unidas, e relacionou ações desenvolvidas por companhias do segmento de alimentação, papel e celulose, como, por exemplo, o uso do licor preto, extraído da celulose, como fonte de energia.

Em relação às pequenas empresas, Taís Lacerda abordou o relatório de Tendências de Negócios de 2019, elaborado pelo Sebrae, e salientou a tendência "Setor 2,5-Negócios Sociais", que explora projetos que interferem de forma positiva em questões sociais.

A palestrante mostrou iniciativas de pequenas empresas que atuam na diminuição de problemas sociais e falou sobre o termo "ecoficiência" ––que significa "produzir mais com menos"–– e seus objetivos, os quais visam preservar os recursos naturais e reduzir os impactos ao meio ambiente.

Após a apresentação do conteúdo, pessoas que participaram da aula, na Escola do Legislativo, puderam compartilhar ações voltadas à sustentabilidade que são desenvolvidas pelas empresas onde trabalham.

Representante da Água Uba, de Piracicaba, Eduardo Orlando disse que avaliou a criação de uma horta hidropônica com a utilização de garrafas usadas. "Acho que toda empresa tem que pensar em alguma ação que esteja a seu alcance; mesmo que seja uma pequena ação, ela é válida", comentou.

A vereadora e diretora da Escola do Legislativo, Nancy Thame (PSDB), acompanhou a palestra e entregou certificado de participação a Taís Lacerda.

Escola do Legislativo Nancy Thame

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas