EM PIRACICABA (SP) 30 DE MARÇO DE 2020

Palestra fala sobre mobilização política e engajamento

Segunda palestra do curso ‘Eleições Municipais 2020 - Formação para Candidatos’ foi realizada nesta sexta-feira (27)




Toque na imagem para aumentar

Fabrício Moser ministrou a palestra online, no formato EAD (Educação a Distância)




O professor Fabrício Moser ministrou a palestra ‘Mobilização Política e Engajamento’, na noite desta sexta-feira (27), para os inscritos no curso ‘Eleições Municipais 2020 - Formação para Candidatos’. A segunda e última palestra do curso foi realizada online, em formato EAD (Educação a Distância), por causa do cancelamento dos eventos realizados pela Câmara, decisão tomada como medida de prevenção ao novo coronavírus.

O curso ‘Eleições Municipais 2020 - Formação para Candidatos’ é promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer. Na quarta-feira (24), o advogado Marcelo Augusto Melo Rosa e Souza realizou a primeira palestra do curso e destacou os detalhes do Direito Eleitoral nas eleições municipais de 2020.

Fabrício Moser é consultor em comunicação política com especialização em mobilização política digital e de rua. Durante a palestra online, ele falou das fases da comunicação pública para as eleições, com destaque para a fase da mobilização de pessoas, e ensinou como usar canais de comunicação, que também são canais de mobilização, para o engajamento político.

O palestrante destacou que as eleições de 2018 mudaram o modo de fazer campanha eleitoral e tudo que funcionava antigamente, hoje não funciona mais por causa do telefone celular. “Hoje todo mundo tem celular, as senhoras marcam a novena pelo celular”, observou. 

Para exemplificar o novo jeito de fazer campanha política utilizando a mobilização pelo celular, Fabrício Moser exibiu algumas publicações que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) postou nas redes sociais, na época em que era candidato, e também depois de eleito. 

O professor usou o termo “efeito cupido nas eleições” para explicar como funciona a mobilização nos dias de hoje. No efeito cupido, as pessoas usam da própria credibilidade para atuar a favor de um determinado político. “Hoje o mundo não é de quem comunica melhor, mas de quem mobiliza mais gente”, concluiu.

MOBILIZAÇÃO - Ao se aprofundar no tema mobilização política, Fabrício Moser apresentou o ‘losango da mobilização’ e explicou o papel de cada agente mobilizador - embaixadores, entes partidários institucionais, militantes, simpatizantes, indiferentes e haters - nas eleições. 

Ele ensinou como se relacionar com esses agentes mobilizadores através dos seguintes canais de comunicação: Facebook, Instagram, e-mail, SMS, encontros presenciais, Whatsapp e Youtube, e também mostrou como os canais devem ser usados para a mobilização e o engajamento político.

Escola do Legislativo Nancy Thame

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas