EM PIRACICABA (SP) 06 DE AGOSTO DE 2019

Parlamento Aberto poderá chegar às escolas de todo o Estado

Presidente Gilmar Rotta apresentou projeto para a Diretoria Regional de Ensino, primeira parceira do projeto Parlamento Aberto vai à Escola




Toque na imagem para aumentar

Detalhes da propostas foram apresentados em reunião na Diretoria de Ensino

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Tornar a Câmara de Vereadores de Piracicaba mais próxima à realidade dos alunos, levar conhecimento e informação institucional sobre o funcionamento, atribuições e limites do Poder Legislativo, contribuir para a formação cidadã dos jovens. Os objetivos do projeto Parlamento Aberto vão à Escola poderão ultrapassar os limítrofes da cidade e chegar à Secretaria Estadual de Educação. Foi o que sinalizou o Dirigente Regional de Ensino, Fábio Negreiros, após apresentação do presidente Gilmar Rotta (MDB) na manhã desta terça-feira, na sede da Diretoria.

Gilmar Rotta destacou que todas as iniciativas têm como prioridade trabalhar para ampliar a transparência pública, a participação popular, a educação para a cidadania. “Para construirmos uma Câmara realmente participativa, precisamos estimular e oferecer aos jovens ferramentas para que tenham interesse e entendam como a Casa trabalha por ele”, pontuou. A proposta deve ser levada também à Secretaria Municipal de Ensino e á rede particular.

O Parlamento Aberto vai à Escola será executado por uma equipe multidisciplinar composta por diretores e servidores e vai promover visitas às escolas estaduais, palestras e oficinas, interação dos alunos à Câmara, através de suas ferramentas de comunicação e acesso à informação. Palestras expositivas com fotos e vídeos e oficinas com exercícios práticos de acesso ao site da Câmara de Vereadores, estímulo para que os alunos levem as informações para a casa, compartilhando com a família são propostas do projeto. “Buscamos uma linguagem que o jovem se interesse, por isto esta parceria é tão importante”, disse o presidente.

Negreiros recebeu com entusiasmo a ideia de levar aos diretores, professores, estudantes e dirigentes de grêmios estudantis a proposta do Legislativo, que pretende cumprir, através do novo projeto, os pilares do Programa Parlamento Aberto aprovado em abril. “Só posso enaltecer a postura da Câmara em querer se aproximar dos jovens através da educação”, disse. Ele propôs o uso de teleconferências para fortalecer o alcance da proposta.

Ele disse ainda da possibilidade, com o desenvolvimento da proposta e até paralelamente à ela, de uma audiência com o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares da Silva para propor que o modelo seja levado ao conhecimento de toda rede no Estado. “Vamos construir juntos a proposta pedagógica e promover a educação para cidadania”, disse.

O presidente apresentou a servidora Érica Dinis, da Secretaria Municipal de Educação, e que atua no Legislativo Municipal, como pedagoga responsável pelo projeto, reforçando a importância de a proposta estar sob responsabilidade de um servidor de carreira. “O Parlamento Aberto e todos os projetos derivados dele são propostas que deverão seguir fortes independente de quem comanda a Casa. É bom para a cidade e também para a Câmara”, disse. Pela Diretoria de Ensino, o projeto estará sob a coordenação da Diretora Técnica do Núcleo Pedagógico, Denise Picolli. Participaram ainda da reunião a Diretora de Comunicação, Valéria Rodrigues e as assessoras parlamentares Melissa Maziero e Paula Campos. 

Parlamento Aberto Vai à Escola Gilmar Rotta

Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas