
Implantação de faixa livre pela direita desafoga pontos estratégicos da cidade
Vereador esteve nesta semana novamente na esquina da via com a rua XV de Novembro, onde constatou dificuldade de travessia por pedestres
O cruzamento da avenida Independência com a rua XV de Novembro continua a preocupar o vereador Pedro Cruz (PSDB), que esteve no local esta semana. No segundo semestre do ano passado, o vereador enviou solicitação ao então secretário de Trânsito e Transportes (Semuttran), Jenival Dias Sampaio, para que a Semuttran promovesse a readequação da passagem de pedestres no cruzamento
Na oportunidade, o vereador sugeriu utilização de recursos permitidos pela legislação nacional de trânsito, como por exemplo semáforo para pedestres ou ampliação e sincronização do tempo no sinal vermelho na rua XV e na pista da Independência, sentido Santa Casa, além da complementação da pintura da faixa de pedestres na pista.
Como apenas a complementação da pintura da faixa foi executada, o vereador decidiu solicitar novamente à Semuttran as providências necessárias que beneficiarão os pedestres naquele cruzamento, utilizado principalmente por cidadãos que se dirigem ou saem do Semae, agência bancária, restaurantes, papelaria, Cemitério da Saudade, Estádio Municipal e clínica médica da região.
Pedro Cruz ressalta que atualmente o pedestre que deixa o Semae, por exemplo, e precisa atravessar a avenida, tem a travessia segura na faixa da pista sentido Santa Casa-Esalq porque o sinal vermelho permite isso. Porém, segundo ele, a situação se complica quando esse mesmo pedestre precisa completar a travessia pela pista da avenida sentido Santa Casa. Nesta situação, acuado no canteiro central, quando não encontra o tráfego da avenida, encontra o tráfego da Rua XV que faz a conversão à esquerda. “Ou seja, tem de atravessar entre um fluxo e outro, sempre na correria. É muito arriscado”, diz.
“Estivemos novamente esta semana no cruzamento. Constatamos uma vez mais que só a pintura da faixa não é suficiente para garantir a segurança do pedestre. É preciso que a Semuttran faça alguma intervenção no local, ou aumente o tempo do sinal vermelho simultaneamente na Independência e na XV para dar o tempo necessário de travessia completa, ou instale um semáforo exclusivo para pedestres”, disse Pedro Cruz.
Implantação de faixa livre pela direita desafoga pontos estratégicos da cidade
Vereador solicita implantação de vaga para idosos na rua Boa Morte, no Centro
Vereador e Semuttran iniciam estudos para readequar trânsito no Bongue
Audiência pública debate engarrafamentos em obras na Geraldo de Barros
Vereador solicita melhorias para o trânsito no Jardim Ibirapuera
Vereador participa de reunião com o secretário de segurança pública
Vereador cobra ações para melhorar o trânsito na SP-304 durante obras
Reunião discute andamento de obras na rodovia Geraldo de Barros
Vereador solicita melhorias de sinalização no bairro Paulista
SP-304: vereador protocola abaixo-assinado no Palácio dos Bandeirantes
Vereador pede melhorias para estacionamento no São Francisco/Taquaral
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Trecho da avenida Itália passa a ser mão única para evitar acidentes
Vereadora solicita melhorias no trânsito da avenida Raposo Tavares
Câmara aprova audiência pública sobre segurança viária na SP-304