
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Trata-se do mês de conscientização e prevenção do acidente vascular cerebral; proposta foi aprovada em primeira discussão nesta segunda-feira
Projeto de lei foi aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira (17), durante a 12ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 25/2025 institui no calendário oficial de eventos do município o "Maio Vermelho", mês de conscientização e prevenção do AVC (acidente vascular cerebral). A proposta tem como autores o vereador Ary Pedroso Jr. (PL) e a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, e também é assinada por Rai de Almeida (PT), Marco Bicheiro (PSDB) e Felipe Dario (Solidariedade).
O AVC é uma condição clínica caracterizada pela oclusão (AVC isquêmico) ou ruptura (AVC hemorrágico) de uma das artérias que irrigam o cérebro. Cerca de 85% dos casos são AVCs isquêmicos: o tecido cerebral entra em sofrimento por falta de irrigação. Os AVCs hemorrágicos, por sua vez, são quase sempre mais dramáticos, com sangue invadindo o encéfalo e as meninges.
"Os AVCs estão entre as principais causas de morte, de incapacitação e de internações em todo o mundo, com mais de 5 milhões de óbitos e 9 milhões de sobreviventes a cada ano, tendendo a assumir ainda maior importância epidemiológica com o progressivo aumento da idade média da população", afirmam os autores.
O texto também cita os "vários fatores que aumentam o risco individual para ocorrência de um AVC: hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes, tabagismo, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo".
"Como se constata, alguns fatores são controláveis mediante a adoção de melhores hábitos de vida ou tratamento médico regular. Uma campanha bem direcionada seria muito útil para levar à população o conhecimento dessa relação e da importância de controlar os fatores de risco", argumentam os vereadores.
"Assim, um mês dedicado à causa busca ampliar a informação sobre os fatores de risco, promovendo ações preventivas que possam reduzir a incidência do AVC na população. Além disso, a identificação precoce dos sintomas (como fraqueza ou dormência súbita de um lado do corpo, dificuldade para falar, visão turva e tontura) é fundamental para que o atendimento médico seja realizado rapidamente, minimizando sequelas e aumentando as chances de recuperação", completa o texto do projeto de lei aprovado.
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Crime e paixão na rua Boa Morte: o caso do Capitão Rodrigo Alves
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)
Parceria oferece novas turmas gratuitas de Libras na Escola do Legislativo
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município