
Presidente da Câmara debate projetos a empreendedores e comércio ambulante
Projeto de lei complementar 20/2020 foi apresentado na manhã desta segunda-feira (14), em audiência pública na Câmara
Classificado como um marco na história de Piracicaba, a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável define diretrizes para ações voltadas à agricultura familiar e orgânica e a agroecologia, com foco na segurança alimentar. “É um momento bastante importante e trata de um tema que foi imensamente debatido (na Câmara)”, analisa a vereadora Nancy Thame (PV).
Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a parlamentar presidiu, na manhã desta segunda-feira (14), audiência pública para apresentação do projeto de lei complementar 20/2020, que deverá ser votado na 41ª reunião ordinária, e deverá fazer parte do PDD (Plano Diretor de Desenvolvimento), definido na Lei Complementar 405/2019.
O evento contou com a participação do presidente da Câmara, Gilmar Rotta (CID), o titular da Sema (Secretario Municipal de Agricultura e Abastecimento), Camilo Barione, e, virtualmente, dos vereadores eleitos Paulo Camolesi (PDT), Silvia Morales (PV) e Josef Borges (SD).
“É um momento muito importante e vem acontecendo dentro de mudanças na Câmara, como a criação da comissão rural, que não tinha antigamente, e que a vereadora Nancy teve a ideia de criar e, assim, pudermos trabalhar mais as questões rurais, envolvendo toda a cadeia produtiva”, avalia Gilmar.
O PLC 20/2020 é amplo e abrangente nas questões relacionadas à Zona Rural. Na Seção II do Capítulo I, o qual trata das diretrizes do Plano, é definido o sistema orgânico de produção agropecuária como “aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais”.
A engenheira agrônoma Evelise Moda, da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), apresentou o PLC 20/2020 na audiência e destacou que, dentro dos princípios do Plano Rural, está “a função social da propriedade, o desenvolvimento sustentável, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e a gestão participativa”.
“O Plano teve um bom diagnóstico feito pelo Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) e se tornou um instrumento básico da política de desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional”, avalia a representante da Prefeitura.
HISTÓRICO – “O Plano Rural é um dos pilares mais importantes do PDD (Plano Diretor de Desenvolvimento), e foi amplamente discutido com a sociedade civil”, explica Lidia Darce Martins, engenheira civil do Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba). “Uma das novidades é que ele trabalhou o Macrozoneamento da Zona Rural, que agora tem uma lei da importância com que ela merece”, aponta.
O Plano Rural será complementar ao PDD. Para elaborar o texto, foi tomado como base texto elabora pelo Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) desde 2017 e, mais recentemente, sob a coordenação da Prefeitura, foi realizada, em 13 de outubro, um encontro na Semae e, em 9 de novembro, uma audiência pública na Prefeitura.
As reuniões foram semipresencial e tiveram participações via sistema remoto e por chat (sala de conversa), além de fichas de contribuição que podiam ser acessadas no site voltado à elaboração do Plano Rural. Participaram 27 instituições do setor agropecuário, além de entidades da sociedade civil, órgãos públicos, universidades e articulação de coletivos.
“Estamos hoje cumprindo mais uma etapa dentro das metas e desafios lançados pelo Comder, tudo muito conectado com o que já foi aprovado dentro do PDD”, aponta o secretário Camilo Barione.
Ele lembrou que Piracicaba é o 19o Município em tamanho de território rural no Estado de São Paulo, sendo que 88,5% da área é da Zona Rural. “Temos que cuidar destas pessoas que produzem alimentos, transportam alimentos, porque temos uma população com vocação agrícola”, definiu Barione.
Presidente da Câmara debate projetos a empreendedores e comércio ambulante
Presidente da Câmara discute políticas públicas voltadas ao autismo
Vereadores participam de ato público pelos 150 anos da ponte Irmãos Rebouças
Requerimento cobra informações sobre cargos do Semae e de todas as secretarias
Projeto sobre placa com informações em elevadores é aprovado em 2ª discussão
Escolas estaduais de Piracicaba são saudadas por adotarem modelo cívico-militar
Empresa de contabilidade receberá moção de aplausos pelos 45 anos de existência
Vereador, na tribuna, apresenta dados sobre violência contra as mulheres
Audiência pública debate estratégias para proteção do Rio Piracicaba
Requerimento pergunta se Prefeitura prevê implantar novos ecopontos no município
Câmara aprova moção de apoio a auditores e analistas da Receita Federal
Vereador quer informações sobre possível uso de solo irregular em área verde
Requerimento quer informações sobre estabelecimento voltado ao segmento pet
Requerimento questiona possível construção irregular em APP no Pq Conceição II
Requerimento cobra explicações sobre corte de bolsas de estudos a servidores