EM PIRACICABA (SP) 18 DE JUNHO DE 2020

Prefeito do campus da Esalq detalha desafios frente à pandemia

Roberto Arruda de Souza Lima foi o entrevistado desta quarta-feira (17), no perfil no Instagram do programa Parlamento Aberto.




Toque na imagem para aumentar

Foto: Cristiano Ferrari






Além dos impactos na saúde, no cotidiano das pessoas e na economia, a pandemia do novo coronavírus afetou também a educação. Nesta quarta-feira (17), em programa ao vivo no Instagram do Parlamento Aberto, o prefeito do Campus da USP (Universidade Estadual de São Paulo) Luiz de Queiroz, Roberto Arruda de Souza Lima, detalhou os desafios impostos à universidade durante esse período e dos esforços da comunidade acadêmica para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.

Logo após as medidas temporárias e emergenciais contra o contágio da Covid-19 serem anunciadas pelo governo do Estado, a entrada nas dependências do campus, também conhecido como Parque da Esalq, foi restringida apenas para pessoas vinculadas à instituição e as que estão desenvolvendo atividades profissionais ou acadêmicas no local.

Localizada em área que corresponde a 914,5 hectares, a universidade, que celebrou recentemente 119 anos, abriga em suas dependências 12 departamentos e 140 laboratórios, além dos mais de três mil alunos e o corpo de servidores que circulam diariamente pelo campus, considerado um dos cinco melhores do mundo.

“A primeira atitude que tomamos frente à pandemia foi fechar o acesso ao parque, como aconteceu logo em seguida com outros parques municipais. O restaurante, que antes servia cerca de 800 refeições diárias, substituiu o serviço por marmitex. No caso dos estudantes que permaneceram no campus, fomos além, oferecendo também cestas básicas para que, aos finais de semana, eles não precisassem sair e se expor ao vírus”, explicou Lima.

Os projetos de pesquisa, segundo ele, não poderiam parar, sobretudo, os que envolviam animais e plantas. “Houve todo um cuidado de filtragem com o grupo de risco, claro, o ensino remanejado a distancia, mas as pesquisas que são possíveis dentro deste cenário estão mantidas”, disse.

O prefeito ressalta, ainda, que, durante este período de crise, a Esalq soma esforços para garantir a continuidade de alguns serviços essenciais e atender a grande demanda social, “mesmo com a histórica ausência de recursos dentro das universidades”.

“Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, a instituição continua prestando um serviço muito importante para a comunidade, superando as barreiras da falta de contato físico e avançando na produção cientifica”, informou.

MOBILIDADE – Durante a live, Roberto Arruda de Souza Lima anunciou que a Esalq estuda parceria com a Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) para elaboração de um projeto de mobilidade para o campus. “Por ser uma estrutura antiga, a Esalq não previu nenhum plano de mobilidade. Temos um projeto “engavetado”, que será colocado em prática no pós-pandemia, que é uma parceria com alunos e profissionais da Fumep para desenvolver projetos de mobilidade dentro da Esalq, a começar por um concurso para criação de um projeto que permita a construção de  ciclovias na região da universidade”, explicou.

ESTRADA DA SERVIDÃO – O prefeito do campus Luiz de Queiroz informou, ainda, que a prefeitura já executa projeto de construção de uma passarela para os animais silvestres que residem na região próxima à estrada da Servidão, localizada entre o campus e o bairro Monte Alegre, e que podem provocar acidentes e atropelamentos.

“Embora o projeto esteja em andamento, são necessários investimentos por parte do poder público e a sensibilização das pessoas para captar recursos. O problema não afeta somente os frequentadores do Campus, mas toda a população”, alertou.

CENA - O Instituto Adolfo Lutz habilitou o laboratório do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e Esalq para a realização de diagnósticos da Covid-19 por RT-PCR. A unidade, montada pelas duas instituições em parceria com a Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz), fica no campus de Piracicaba e integra a campanha “Fealq Pela Vida”, criada com o objetivo de captar recursos para viabilizar testes da doença a pacientes do SUS e trabalhadores do agronegócio, principalmente das linhas de produção e distribuição de alimentos.

A Fundação recebe e repassa as doações dos recursos que serão integralmente revertidos em exames para a população, além de realizar as parcerias que permitirão que empresas que atuam na produção e distribuição de alimentos possam doar os diagnósticos, a preço de custo para seus colaboradores por meio dos “Testes Solidários”. Nessa categoria de contribuição, para cada contratação com intuito de testar funcionários, a empresa é convidada a doar um número equivalente de diagnósticos para pacientes do SUS.

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, é possível se cadastrar na lista de transmissão do Whatsapp neste link.

Parlamento Aberto Coronavírus

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas