EM PIRACICABA (SP) 16 DE SETEMBRO DE 2021

Profissionais propõem criação de Área de Proteção ao Ciclismo

André Bandeira vai encaminhar projeto com a proposta para discussão do Executivo




Toque na imagem para aumentar

Alexandre, Rogério e André discutem criação de área para ciclismo de competição

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador André Bandeira (PSDB) reuniu-se com Rogério Cardoso de Barros e Alexandre Biral, profissionais de Educação Física, que apresentaram projeto de transformação de uma avenida do município em uma Área de Proteção ao Ciclismo de Competição.

No projeto, apresentado por eles, citam como exemplo a criação dessas áreas em diversas regiões da cidade do Rio de Janeiro: “Foi uma grande conquista para os ciclistas, porque permitiu que eles pudessem treinar sem a preocupação de dividir a via com veículos durante um certo período”, explicou Rogério.

Segundo André Bandeira, a ideia é fechar o espaço de uma avenida por duas horas, três dias da semana. Desta maneira, os ciclistas poderão treinar em segurança. “Essa área pouco iria atrapalhar o trânsito ou moradores do local, que já é utilizado pelos ciclistas”, enfatizou.

Preocupado com os ciclistas, André destaca que “a proposta precisará de regulamentação para a criação de espaços específicos. Isso daria segurança para o treino dos ciclistas de competição. Mas, os espaços nessas avenidas serão aproveitados por todos os piracicabanos para andar de bicicleta. Precisamos valorizar ações voltadas ao esporte e a atividade física, e aproveitar os espaços que temos em nossa cidade”, reforçou.

Na reunião, o vereador assumiu o compromisso de apresentar um projeto de lei ao Executivo para que seja discutido e, se possível, implementar na cidade a Área de Proteção ao Ciclismo de Competição. O parlamentar ressaltou que “existem estudos que comprovam que, a cada dólar investido em atividade física, economiza-se de 3 a 5 na área da saúde”.

Esportes e Lazer André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Miromar Rosa - MTB 17.063
Imagens de TV:  Assessoria parlamentar

Notícias relacionadas