
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Projeto de lei 32/2025 será discutido na reunião ordinária desta quinta-feira (20)
Reunião ordinária acontece nesta quinta-feira (20), a partir das 19h, no Plenário "Francisco Antonio Coelho"
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara Municipal de Piracicaba realiza, nesta quinta-feira (20), a partir das 19h, a 13ª Reunião Ordinária de 2025, no Plenário “Francisco Antonio Coelho”. Um dos destaques da pauta é a votação, em primeira discussão, do projeto de lei 32/2025, do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que trata da obrigatoriedade de afixação de cartazes com informações de contato dos Conselhos Tutelares nos estabelecimentos de ensino públicos e privados da cidade.
De acordo com o texto do projeto, os cartazes deverão estar em local visível e de fácil acesso, contendo telefone e endereço do Conselho Tutelar da respectiva área de abrangência. Caberá ao Executivo definir os parâmetros visuais dos cartazes, como tamanho e tipo de letra.
Na justificativa, o parlamentar argumenta que muitas situações enfrentadas nas escolas extrapolam a competência das instituições de ensino, como casos de evasão, maus-tratos e dependência química. “É fundamental que professores, alunos, pais e responsáveis saibam como acionar o conselho tutelar em casos de necessidade, garantindo o fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, aponta o vereador, na justificativa do projeto de lei.
Além do PL 32/2025, a Pauta Ordem do Dia prevê a deliberação de outras proposituras. Em discussão única, estão previstos seis requerimento, sendo quatro com pedidos de informações, um de realização de reunião solene e outro com pedido de voto de congratulações. Em segunda discussão, estão o projeto de lei 9/2025, de Pedro Kawai (PSDB), que institui o “Circuito Pague Menos” no calendário oficial de eventos do município; o projeto de lei 12/2025, de Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema, que inclui o dia do trio “Amigos da Banda - Carnaval, Alegria e Paz” no calendário oficial; e o projeto de lei 25/2025, de Ary Pedroso Jr. (PL), que institui o “Maio Vermelho”, mês de prevenção ao AVC.
O espaço da Tribuna Popular contará com duas participações. A oradora Daniela Aparecida Franco abordará “As demandas do 156”, canal de atendimento da Prefeitura. Em seguida, Ihtsham Ahmad Moman falará sobre a “Importância do diálogo inter-religioso e liberdade religiosa”, com apresentação da comunidade muçulmana Ahmadia e suas ações pela harmonia entre diferentes crenças.
A reunião ordinária da Câmara é exibida, ao vivo, pela TV Câmara Piracicaba, nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 9 da Vivo/Fibra e 4 da Claro/Net, com retransmissão nas redes sociais, no Youtube e Facebook. A partir das 20h, os trabalhos legislativos são transmitidos pela Rádio Educativa FM, na frequência 105,9 ou no site www.educativafm.com.br.
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Escola Municipal recebe Moção de Aplausos pelos 30 anos de fundação
Vereador destaca visita de deputado estadual e reafirma título de cidadania
Dia Nacional dos Metalúrgicos é comemorado na Câmara
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Árvores da praça Paulo Negri, no Jardim Brasília, recebem poda corretiva
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Vereadora enaltece Semana da Criatividade e Inovação e contesta urgências
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Vereador pede melhorias para o bairro Pau D’Alhinho