EM PIRACICABA (SP) 03 DE DEZEMBRO DE 2019

Projetos voltados à tecnologia e inovação são detalhados por técnicos

Na Tribuna Popular, oradores abordaram o Sispait (Sistema Piracicabano de Ambiente de Inovação e Tecnologia) e o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.




Toque na imagem para aumentar

Washington José Pereira Marciano ocupou a Tribuna Popular na 72ª reunião ordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946





Dois técnicos ocuparam a Tribuna Popular, durante a 72ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (2), para abordar projetos sobre tecnologia e inovação que contam com o envolvimento do Poder Público, de instituições de ensino e de empresas instaladas no município.

Primeiro-secretário do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, Washington José Pereira Marciano falou sobre o Sispait (Sistema Piracicabano de Ambiente de Inovação e Tecnologia), instituído por meio do decreto 17.051/2017. O sistema tem como participantes o Parque Tecnológico de Piracicaba, incubadoras ligadas a universidades, empresas e instituições públicas e privadas e centros de pesquisas públicos e privados.

O grupo de trabalho é composto pelo secretário municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico, José Antonio de Godoy, o presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, José Alberto Florentino Rodrigues Filho, o presidente do Comedic (Conselho Municipal de Expansão da Indústria e Comércio), Rafael Domarco Aloisi, e o diretor do Parque Tecnológico, Flávio Castelar.

De acordo com Washington, o Sispait está ligado, num ecossistema, aos seguintes atores: integrantes do setor público, hubs de inovação, parques tecnológicos, incubadoras, Sistema S, pessoas jurídicas do setor público e do setor privado, pessoas físicas, "capital angels", polos de desenvolvimento, instituições de pesquisa, universidades e entidades do quinto setor.

Washington também comentou que Piracicaba deve sediar, em março, um fórum de inovação da agropecuária que terá caráter regional, abrangendo cidades do eixo Campinas-Ribeirão Preto, com a participação de produtores rurais, associação de pecuaristas, empresas, startups e institutos de pesquisa.

CONSELHO MUNICIPAL - Ao término da fala de Washington, José Alberto Florentino Rodrigues Filho, presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e representante da Fatec de Piracicaba, abordou na Tribuna Popular as atividades do conselho.

Ele explicou que o órgão foi criado por lei, em 2000, originalmente para assessorar, estudar e propor diretrizes para uma política municipal de ciência e tecnologia.

Hoje, o conselho é constituído por 23 entidades relacionadas às áreas de ciência e tecnologia do município, tendo como vice-presidente Dagmar Queluz, como primeiro-secretário Washington José Pereira Marciano e como secretária Milene Fagundes Vidal Grivol.

Florentino comentou que o conselho, além de trabalhar por meio de projetos voltados à inovação, também tinha a função de analisar solicitações de empresas de tecnologia do município para a redução e a subvenção de impostos.

Segundo o orador, após uma reestruturação que ocorreu em 2008 e 2009, houve modificações no sistema tributário de Piracicaba e o Conselho Municipal, a partir de então, passou a se preocupar em criar ações para estimular o desenvolvimento de empresas de base tecnólogica.

Florentino também comentou sobre projetos do conselho voltados à inserção de jovens no mercado e elogiou a atuação do Parque Tecnológico de Piracicaba. "Ele vem passando por uma série de transformações e hoje é um espaço muito importante de desenvolvimento tecnológico", disse.

Na tribuna, o presidente do conselho também falou sobre projeto, iniciado em abril, que propõe a formulação de diretrizes para a construção de um Plano Municipal de Ciências, Tecnologia e Inovação e pediu o auxílio da Câmara de Vereadores de Piracicaba para a elaboração da proposta.

"Não podemos assumir metas e compromissos relacionados a atividades executivas, então compete ao município, a partir da sua Casa de Leis ou do próprio Executivo, avaliar essa questão. Estamos trabalhando fortemente na elaboração de diretrizes para que esse plano possa ser desenvolvido", afirmou Florentino.

Tribuna Popular

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas