EM PIRACICABA (SP) 22 DE JUNHO DE 2020

Publicitária dá dicas para o aumento de produtividade na quarentena

Maju Chequito participou da live da última sexta-feira (19) do programa Parlamento Aberto




Toque na imagem para aumentar

Maju Chequito deu dicas para a produtividade






As “life hacks", dicas para o aumento da produtividade, foram tema da live da última sexta-feira (19) do programa Parlamento Aberto. A publicitária Maju Chequito deu dicas para o aumento da concentração e da produtividade durante o trabalho home office.

Maju relatou que a mudança do trabalho presencial para o home office gerou dificuldades para pessoas que já estavam habituadas à rotina de trabalho. Para ela, as dificuldades podem ser acentuadas com atitudes como a escolha de um local organizado da casa para o trabalho, a aplicação da mesma rotina de trabalho presencial no home office e o uso de roupas adequadas. “Não precisa colocar um salto, se maquiar toda para trabalhar em casa, mas é muito importante que a gente não trabalhe de pijama porque isso pode confundir nosso cérebro, ele não sabe se estamos trabalhando ou descansando. É muito importante essa organização nossa”, comentou a publicitária.

Como meio de gerenciamento de tempo, a publicitária aconselhou a criação de listas tanto para as tarefas diárias ou semanais, quanto para as tarefas que demandam um tempo maior para a finalização. Maju explicou que as listas ajudam na otimização do tempo e na avaliação do dia, visto que por meio das anotações é possível identificar o tempo gasto em cada tarefa e avaliar se o tempo do dia é utilizado corretamente.

“As listas nos ajudam a economizar tempo na tomada de decisão. Com elas, perdemos menos tempo na organização do dia e gastamos mais tempo na execução das tarefas”, disse a entrevistada.

A publicitária frisou que a rotina do dia deve ser pensada de acordo com a capacidade real de realização de tarefas, bem como a organização de trabalho, que deve seguir o tempo correto de serviço. De acordo com Maju, o tempo dedicado para as tarefas domésticas também deve ser organizado e não deve colidir com o período de trabalho. A otimização do tempo, segundo ela, também auxilia no “bom cumprimento” das tarefas.

O problema de excesso no uso de redes sociais também foi citado durante a live. Para Maju, o uso das mídias fora do horário de serviço deve ser controlado com a determinação de ciclos de trabalho, método usado na Técnica de Pomodoro, que estipula a criação de ciclos constituídos por períodos de trabalho focado e pequenos períodos para descanso. Neste ponto, a publicitária enfatizou também a importância das pausas, que são aliadas no aumento da produtividade. “A sua produtividade cai quando você exige muito do seu cérebro e não faz pausas curtas”, comentou Maju.

Além disso, a convidada incentivou a prática de exercícios, a realização de cursos online e a prática da leitura para a melhora na produtividade.

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, é possível se cadastrar na lista de transmissão do Whatsapp neste link.

Parlamento Aberto Coronavírus

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas