EM PIRACICABA (SP) 23 DE ABRIL DE 2024

Repúdio a abordagem policial gera debate em Plenário

Moção de repúdio aos atos dos policiais foi rejeitada pela maioria




Toque na imagem para aumentar

Vereadora Rai de Almeida salientou que atos semelhantes não podem voltar a ocorrer

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




A abordagem policial a moradores do bairro Cantagalo, no início do mês, que ganhou os noticiários, gerou debate entre os vereadores, durante a 22ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (22). A moção nº 57/2024, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), de repúdio aos atos violentos, foi rejeitada pelo Plenário, com placar de quatro votos favoráveis e oito contrários.

Ao discutir a moção, a autora esclareceu que não se trata de repúdio à corporação da Polícia Militar, mas aos atos violentos praticados pelos policiais que participaram da ocorrência, que contou inclusive com a agressão a uma pessoa cadeirante. Ela citou detalhes do caso e a necessidade de um posicionamento para que situações semelhantes não voltem a ocorrer.

O vereador Fabrício Polezi (PL) também discutiu a propositura e argumentou com a exibição do vídeo de um outro caso, em que um policial é alvejado por tiros. Falou dos riscos da profissão, que os policiais estão sob constante estresse e que os cidadãos devem cooperar com os comandos dos policiais nos casos de abordagens.

O vereador Josef Borges (PP), ao justificar voto, declarou que o ato é inadmissível, mas que repudiar é muito forte, tendo em vista que os policiais já foram afastados e sofrerão as penalidades cabíveis. A vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que também assina a moção, destacou que “o pobre, preto e periférico sempre é mais atingido nesses casos”. Já o vereador Zezinho Pereira (União Brasil) colocou que a moção seria uma tentativa de advertência aos erros cometidos.

Confira, no vídeo, a discussão da moção.

Legislativo Rai de Almeida

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas