
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Propositura da vereadora Rai de Almeida (PT) foi aprovada durante a reunião ordinária desta quinta-feira (24)
Vereadora Rai de Almeida (PT) é a autora do requerimento 349/2025
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, quinta-feira (24), durante a 21ª Reunião Ordinária, o requerimento 349/2025, da vereadora Rai de Almeida (PT). O documento solicita ao Executivo informações sobre a adesão do município ao novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade compra com doação simultânea, voltada à valorização da agricultura familiar e ao combate à insegurança alimentar.
Na justificativa do requerimento, a parlamentar destacou os benefícios do PAA, que permite a compra direta de alimentos de agricultores familiares a preços compatíveis com o mercado, sem a necessidade de licitação, com posterior doação desses produtos a pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa contempla categorias diversas de produtores, como assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, mulheres rurais, juventude rural, agricultores urbanos e pescadores artesanais.
Durante a discussão, Rai de Almeida enfatizou a relevância da adesão ao programa como política pública estratégica. Ela reforçou que, além de estimular a produção agrícola local, o PAA facilita o acesso a alimentos por populações em situação de insegurança alimentar, por meio de entidades e equipamentos da rede socioassistencial, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e serviços públicos de saúde, educação, justiça e segurança.
O líder do governo, vereador Josef Borges (PP), antecipou parte das respostas da Prefeitura às questões apresentadas no requerimento. Segundo ele, o município não conseguiu aderir ao último ciclo do programa, encerrado em 30 de março, por falta de tempo hábil para reunir a documentação necessária e articular a participação dos produtores locais. No entanto, ainda segundo Josef, as secretarias envolvidas já estão mobilizadas para garantir a adesão no próximo ciclo.
Rai de Almeida, no entanto, ponderou que as respostas dadas oralmente em plenário não substituem a necessidade de um retorno oficial, formalizado por meio de ofício, conforme previsto pelo regimento da Casa. “Queremos respostas claras, pedagógicas e metodológicas, para que a população compreenda efetivamente o que está sendo feito pelo Executivo”, disse a vereadora, que também aproveitou para agradecer a aprovação do requerimento pelos demais parlamentares.
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Crime e paixão na rua Boa Morte: o caso do Capitão Rodrigo Alves
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)
Parceria oferece novas turmas gratuitas de Libras na Escola do Legislativo
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba