EM PIRACICABA (SP) 25 DE SETEMBRO DE 2019

Roda de diálogo traz reflexão sobre poder

Osmar Ventris discutiu a importância de saber ouvir para entender o próximo.




Toque na imagem para aumentar

Encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A reflexão sobre o poder e como as pessoas agem diante dele foi o tema abordado pelo palestrante Osmar Ventris na roda de diálogo "Como vemos o exercício do poder e como sentimos a esperança", na manhã desta quarta-feira (25).

O evento integra o ciclo de palestras do projeto "Cidadania: convivência e qualidade de vida", promovido em parceria com o Instituto Pacto de Convivência e oferecido pela Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

"O poder é importante para controlar o que todos fazem. É o fato de como não deixamos as pessoas fazerem tudo o que querem. Quando o poder falha, a desordem surge", iniciou Ventris.

Ele explicou que o poder é verificado em diversas situações, como aquela em que aparece como poder de Estado. "Todos nós somos obrigados a pagar o IPTU", exemplificou.

Com o sentimento, a incapacidade também pode surgir, segundo Ventris. De acordo com o palestrante, as pessoas se submetem ao poder para se socializarem e, se isso não ocorre, são marginalizadas. Com esse fator, completou, também nasce o aspecto de identidade.

Ventris falou da importância de validar o sentimento. "Ignoramos o que as pessoas sentem e as julgamos. As pessoas estão mais dispostas a falar e não a ouvir."

Escola do Legislativo

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas