EM PIRACICABA (SP) 24 DE JUNHO DE 2025

'Semana de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal' é instituída na Câmara

Projeto de decreto legislativo aprovado é de iniciativa da vereadora Rai de Almeida




Toque na imagem para aumentar

Projeto de decreto legislativo de Rai de Almeida foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em discussão única, durante a 36ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (23), o projeto de decreto legislativo 25/2025, que institui na Casa de Leis a "Semana de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal", a ser realizada anualmente na semana que compreende o dia 15 de outubro.

A iniciativa da vereadora Rai de Almeida (PT) tem como objetivos "lutar pelo respeito ao luto de mães e pais que passam por essa experiência; contribuir com a sensibilização do tema, disseminando informações, quebrando o silêncio e diminuindo o tabu; dignificar o sofrimento e dar voz às famílias; e promover a humanização do atendimento dos serviços que atendem os casos de perda gestacional e neonatal".

A Semana pode contar com palestras para aumentar a conscientização sobre o impacto emocional da morte nos períodos pré, peri e neonatal na vida de uma a família e promover a humanização do atendimento nos serviços de saúde, com o oferecimento de apoio multiprofissional às mulheres. Os recursos necessários para a execução da Semana "serão obtidos mediante doações e campanhas, sem acarretar ônus para o município", salienta Rai de Almeida.

"Falar sobre a morte continua sendo um tabu, ainda mais quando se trata do luto materno, na possibilidade de pais enterrarem seus filhos recém-nascidos, ou mesmo aqueles que morrem enquanto estão dentro da barriga de suas mães", reflete a vereadora, acrescentando que, ao passarem por tal situação, muitas genitoras ouvem comentários "que as deixam mais deprimidas" porque minimizam a dor que sentem.

"Esta data é uma linda oportunidade para pais e mães recordarem de seus filhos que hoje vivem em outro plano, assim como para que haja entendimento e conscientização sobre o impacto que a perda de um filho causa a uma família", completa a parlamentar, que, durante a sessão, ocupou a tribuna para justificar voto após a aprovação da propositura.

Legislativo Rai de Almeida

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas