EM PIRACICABA (SP) 11 DE JULHO DE 2025

Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932

O evento teve como proponente o vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do Requerimento nº 351/2025, que reiterou a importância da data cívica para a memória paulista




Toque na imagem para aumentar

Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932. Foto: Luis Ricardo




Na manhã da última quarta-feira (9), a Estação da Paulista foi palco da solenidade em comemoração aos 93 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. O evento, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), com apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio das secretarias de Cultura e Turismo e da Câmara Municipal, teve como proponente o vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do Requerimento nº 351/2025, que reiterou a importância da data cívica para a memória paulista.

Autoridades citadas: Silvia Regina da Silva Coelho (Chefe do Grupo Escoteiro São Mário), Carlos Beltrame (Secretário Municipal de Cultura), Clarissa Campos (Secretária Municipal de Turismo), Reinaldo Pousa (Secretário Municipal de Transportes Interno e Presidente da CDL), Inspetor Adauto (Representante do Comandante Rodrigues, da Guarda Civil Municipal), Primeiro Tenente PM Shester Carneiro (Comandante Interino da Segunda Companhia de Polícia Ambiental), Palmiro Romani (Diretor Cultural, representando a ACIPI), Maurício Beraldo (Historiador) e Sérgio Furtuoso (Gerente da Unimep Piracicaba). 

No dispositivo de honra:  Pedro Kawai (vereador autor do Requerimento na Câmara Municipal de Piracicaba que deu ensejo à cerimônia), Helinho Zanatta (Prefeito de Piracicaba), Tenente Coronel Ademar Gregolim Jr. (Comandante do 10º BMPI), Edson Rontani Jr. (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), Cássia Silva Rosa Bassinela (Vice-diretora da Escola Estadual Prof. Antonio de Mello Cotrim), Capitão PM André Manoel (Chefe da Seção de Comunicação Social do 5º BM Ambiental, e representante do IHGP), Oswaldo Raimundo da Silva Jr. (Capelão da PMs de Cristo) e o vereador Renan Paes (PL). 

A cerimônia teve início às 8h com a apresentação especial da Corporação Musical União Operária, composta por 40 músicos sob regência do maestro Jonatas Dionísio. A execução de hinos e canções cívicas emocionou os presentes e recriou simbolicamente a cena histórica de 1932, quando a banda acompanhou o embarque do 1º Batalhão Piracicabano rumo ao front da Revolução.

Logo após, autoridades civis, militares e representantes de entidades locais ocuparam o dispositivo oficial da solenidade. O vereador Pedro Kawai fez uso da palavra e destacou a importância de manter viva a memória da Revolução. “O movimento constitucionalista representa a luta por democracia e participação popular. É nosso dever honrar esse legado e transmiti-lo às futuras gerações”, afirmou.

Os membros do IHGP e integrantes da Comissão de Eventos Cívicos, André Manuel da Silva e Edson Rontani Júnior, também discursaram e ofereceram um panorama histórico da participação de Piracicaba no movimento de 1932. Rontani relembrou que foi da própria Estação da Paulista que, em 16 de julho daquele ano, partiu o 1º Batalhão Piracicabano, com cerca de 200 voluntários.

“Durante o trajeto de trem até São Paulo, os combatentes foram animados pela mesma banda que hoje se apresenta aqui, em uma justa homenagem à coragem e ao patriotismo dos nossos conterrâneos”, destacou Edson Rontani, emocionando ao público presente.

O ponto alto da solenidade foi a entrega simbólica de certificados de reconhecimento e da Medalha 1932 à diretoria da Banda União Operária, pelo papel histórico-cultural que desempenha na preservação da memória da cidade. Também foram homenageados cinco alunos da rede estadual de ensino, que se destacaram em palestras e em um concurso de redação sobre o tema da Revolução.

A escolha da Estação da Paulista como local da cerimônia reforçou o vínculo histórico do espaço com os acontecimentos de 1932. O entorno da antiga garagem se transformou em um cenário de reverência àqueles que lutaram por uma Constituição em tempos de autoritarismo.

“Enquanto houver respeito e valorização da nossa história, estaremos construindo um futuro mais consciente e democrático”, concluiu o vereador Kawai.

 

Legislativo Ações dos Mandatos Pedro Kawai Renan Paes

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas