Diretora da Esalq, Thais Vieira, recebe Título de Cidadã Piracicabana
Solenidade tem entrega da Medalha de Mérito Científico e Tecnológico
Professor Ophir Figueiredo Junior e o SENAI-SP foram homenageados por contribuições à ciência e à inovação
A importância do desenvolvimento da ciência e tecnologia em Piracicaba, assim como o potencial do município para se tornar uma referência no assunto, foi ressaltada durante a solenidade alusiva à Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e à entrega da Medalha de Mérito Científico e Tecnológico “Dr. Carlos Clemente Cerri”'. O evento abordou o fortalecimento das instituições locais e a aposta na inovação como pilares para o futuro da cidade.
A reunião solene, realizada na noite desta terça-feira (15) no Salão Nobre Helly Campos Melges, homenageou o professor Ophir Figueiredo Junior, na categoria pessoa física, e o SENAI-SP, na categoria pessoa jurídica. A iniciativa foi do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do Decreto Legislativo 28/2020.
Kawai agradeceu ao Conselho de Ciência e Tecnologia pela parceria na criação da Medalha de Mérito Científico e Tecnológico e destacou a contribuição que Carlos Cerri prestou à ciência e à inovação em Piracicaba. “Ele fez a diferença, fez história, e com seus ensinamentos e suas sensações, prosperou. E prosperou de tal forma que trouxe para Piracicaba uma referência a nível mundial, como todos aqui conhecem a história”, afirmou o vereador.
Ao falar sobre o homenageado na categoria pessoa física, Pedro Kawai destacou a postura do professor Ophir Figueiredo Junior de fazer acontecer, enfatizando que o professor é uma referência e que seu legado será duradouro, assim como o de Carlos Serri. "O Ophir é aquele que puxa, que incentiva, que mostra a todos como as coisas devem ser feitas. Muitas vezes encontramos pessoas que só falam, mas o Ophir é aquele que, além de falar, faz. Ele lidera pelo exemplo, mostrando o caminho, e é por isso que é uma referência para todos nós”, afirmou o vereador.
Homenageado na categoria pessoa jurídica, o SENAI é uma referência em educação e inovação para a indústria, com uma história de mais de 80 anos. A instituição oferece formação profissional e soluções inovadoras para a indústria, impactando diretamente a competitividade do setor e o crescimento econômico, desempenhando um papel crucial na transformação digital e na eficiência energética de pequenas e médias indústrias.
O vereador Pedro Kawai destacou que “Piracicaba possui um grande potencial, com pessoas e instituições capacitadas para transformar o futuro da cidade e do país”. Ele ressaltou a importância de “educar os jovens a valorizarem sua comunidade e a cuidarem dos recursos naturais, como florestas e rios”, promovendo o desenvolvimento sustentável da cidade.
Após receber as honrarias na categoria pessoa física e como representante do SENAI-SP, o professor Ophir Figueiredo Junior destacou a importância do SENAI para a ciência em Piracicaba. “A educação é, foi, e continua sendo a base para tudo isso, porque não existe inovação sem educação”, afirmou.
Ele expressou seu orgulho pelo legado de Carlos Clemente Cerri, que “já falou sobre economia circular e gases de efeito estufa, temas que hoje estão na moda”.
A mesa de honra foi composta pelo autor da solenidade, o vereador Pedro Kawai; representando o Comandante Nunes da Guarda Civil Municipal, o subinspetor Luiz Antonio; o presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Piracicaba, Sr. Vitor Pires Vencovsky; o presidente do COMEDIC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Piracicaba) e o secretário executivo do Pira 21, Sr. Rafael Aloisi; o presidente do Conselho Municipal Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba, Sr. Carlos Roberto Rodrigues; o diretor executivo da FUMEP, professor Renato de Albuquerque Ferreira; o gerente regional do CIESP Piracicaba, Sr. Homero Scarso; o gerente do Senac Piracicaba, Sr. João Carlos Goia; e o fundador do PECEGE, professor Pedro Marques.
A Medalha de Mérito Científico e Tecnológico "Dr. Carlos Clemente Cerri" homenageia o professor do CENA/USP, que se destacou na pesquisa sobre a dinâmica da matéria orgânica do solo em ecossistemas agrícolas. Cerri publicou mais de 250 artigos, orientou dezenas de alunos em mestrado e doutorado, e coordenou mais de 60 projetos de pesquisa. Ele foi diretor do CENA e criou o Núcleo de Excelência em Pesquisa sobre Carbono do Solo.
Ophir Figueiredo Junior, homenageado na categoria pessoa física, iniciou sua carreira na indústria e atuou no SENAI como docente e gerente regional. Incentivador de inovação, Ophir coordenou projetos premiados e iniciativas como o "Desafio de Ideias" no SENAI Piracicaba, voltado à resolução de problemas industriais com propostas inovadoras.
O SENAI-SP, reconhecido por sua excelência em educação e tecnologia, apoia a indústria com programas de formação e inovação. Com 90 unidades fixas e 78 móveis, atendeu mais de 11 mil empresas e realizou mais de 51 mil projetos em seus 80 anos. A instituição promove a transformação digital e a eficiência energética nas indústrias, aumentando a produtividade e reduzindo custos.
Notícias relacionadas
Daniel de Carvalho recebe o Título de Cidadão Piracicabano
Voto de congratulações contempla piracicabano nas Olimpíadas de Paris
Vereador pede manutenção no bairro Javary I
Imobiliária é reconhecida pela Câmara por completar 25 anos
Vereador solicita melhorias para o bairro Jardim Abaeté
Manutenção de escola municipal é solicitada em indicação
Dedetização de bueiros é solicitada em indicação
Eurocar Multimarcas recebe moção de aplausos pelos 20 anos de fundação
Atleta campeã panamericana de Kickboxing receberá moção de aplausos
Câmara aprova instituição de duas novas reuniões solenes
Médicos recebem títulos de 'Cidadão Piracicabano' em solenidade
Após 34 anos de serviço público, Hélio Prado recebe homenagem
Vereador entrega moção a professor e pesquisador da Esalq
Superintendência da Caixa Econômica Federal é homenageada