Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
Vacinação: moções pedem pessoas com deficiência como prioritários
Proposituras de Pedro Kawai (PSDB) apelam pela inclusão de pessoas com síndrome de down e com o espectro autista.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (DEM), receberão, nos próximos dias, o apelo da Câmara Municipal de Piracicaba para que incluam como prioritários para vacinação as pessoas com síndrome de down e com o espectro autista. As moções de apelo (54 e 55, ambas de 021), do vereador Pedro Kawai (PSDB), assinadas também pelos vereadores André Bandeira (PSDB) e Ana Pavão (PL), foram aprovadas na reunião de quinta-feira (8).
Os documentos consideram a vulnerabilidade dessa população que tem dificuldades para utilizar máscaras e seguir as medidas sanitárias de segurança contra o coronavírus. Kawai lembra que, em resposta a um requerimento de sua autoria, o prefeito afirmou que Piracicaba segue o plano estadual de imunização, mas reforçou que Almeida possui autonomia para aperfeiçoá-lo e adequá-lo às necessidades locais.
Amparadas no artigo 23 da Constituição, o qual prevê que é de competência dos municípios com os demais entes federativos cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas com deficiência, as moções de apelo citam a Lei Federal 13.146/2015 (Lei Brasileira da Inclusão), que em seu artigo 9º assegura que, em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada vulnerável, devendo o poder público adotar medidas para sua proteção e segurança.
Kawai foi procurado por um grupo de mães de pessoas com síndrome de down e disse que compreende que não há vacina suficiente para atender a todos os grupos considerados de risco, mas as pessoas com deficiência dependem de outras pessoas para garantir a sua proteção. Ele espera contar com a sensibilidade do governador e do prefeito e acredita que Piracicaba pode seguir o exemplo de outros municípios, e do estado do Rio de Janeiro, que ampliou o alcance da vacinação para pais, tutores e cuidadores de pessoas com a doença.
Notícias relacionadas
Voto de congratulações contempla piracicabano nas Olimpíadas de Paris
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia
Vereador pede manutenção no bairro Javary I
Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Empresa especializada em calibração de equipamentos será homenageada
Imobiliária é reconhecida pela Câmara por completar 25 anos
Vereador solicita melhorias para o bairro Jardim Abaeté
Associação Remo de Piracicaba receberá moção de aplausos da Câmara
Manutenção de escola municipal é solicitada em indicação