
Parceria oferece novas turmas gratuitas de Libras na Escola do Legislativo
Autorização para que o município celebre convênio com o governo do estado aconteceu na noite desta quinta-feira (29)
Verba de R$ 500 mil garante construção de base da PM na Pauliceia
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946O projeto de lei 126/2019, de autoria do Executivo, que solicita autorização da Câmara para o município celebrar convênio com governo de São Paulo a fim de receber recursos destinados à implantação de base da Polícia Militar em Piracicaba foi votado, por unanimidade do plenário, nesta quinta-feira (29), na 46ª reunião ordinária.
Depois de firmado, o convênio viabilizará o repasse de R$ 500 mil, fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Roberto Morais (CID), para a implantação da base da 1ª Companhia da Polícia Militar, na região do bairro Pauliceia.
Além desta, outras 22 proposituras foram analisadas, sendo dez moções e sete requerimentos em discussão única, três projetos de lei em primeira discussão e outros três em segunda.
A maioria das proposituras foram aprovadas, com exceção da retirada das moções 148 e 152/2019, ambas de autoria do vereador Marcos Abdala (REP).
Na aprovação da moção 151/2019, do vereador Pedro Kawai (PSDB), o plenário garantiu manifestação de apoio à aprovação da PEC (proposta de emenda à Constituição) 15/2015, que busca tornar permanente o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e promover aumento da contribuição da União a ele.
A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), assegurou aprovação de pedido ao Executivo estadual, por meio da moção de apelo 150/2019, para que sejam contratados agentes de escolta e vigilância penitenciária para a região do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) e do 10º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), desonerando a Polícia Militar do serviço de escoltas de presos em Piracicaba e região.
No uso da tribuna popular, Márcia Regina Migliorato Saad falou sobre a contribuição da biblioteca da Esalq ao projeto "Brasil: esperança alimentar do futuro".
No expediente da reunião ordinária, a vereadora Nancy Thame (PSDB) entregou a moção de aplausos 122/2019 à Marcelo Machado Leão, doutor em ciências agrárias, pelo desenvolvimento de tecnologias ambientalmente positivas e de sistemas e processos de otimização ambiental e gestão da arborização urbana.
Os vereadores José Aparecido Longatto (PSDB), Marcos Abdala (REP), Trevisan Jr. (PL), Lair Braga (SD), Nancy Thame (PSDB) e Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB) ocuparam a tribuna da Câmara, por 10 minutos regimentais a que cada parlamentar tem para assuntos diversos.
Nos cinco minutos regimentais, na condição de líder partidário, se manifestaram os vereadores: Capitão Gomes (PP), Paulo Campos (PSD) e Coronel Adriana (CID).
Em caráter de urgência, o plenário também acatou, por unanimidade, o teor de duas moções: 155/2019, de autoria do vereador Trevisan Jr. (PL) e do vereador Maestro Jonson (PSDB), na 156/2019.
O ítalo-brasileiro, Fausto Longo, deputado na Itália, ocupou a tribuna da Câmara, por cinco minutos para registrar a sua satisfação em retornar a Piracicaba. E, discorreu um pouco sobre o processo democrático italiano, na valorização das instituições. Além de considerar a importância da defesa ambiental no Brasil.
O vereador Wagner Alexandre Oliveira, o Wagnão (PHS) concedeu entrevista, ao vivo, no programa Primeiro Tempo, da TV Câmara, canal 8 da Net, que semanalmente acontece das 19h15 às 19h30, às segundas e quintas-feiras, minutos antes das reuniões ordinárias.
Na oportunidade, o parlamentar foi entrevistado pelo jornalista Martim Vieira, com foco em diferentes ações de gabinete, com foco na questão da saúde pública, saneamento básico e sobre o crescimento de loteamentos clandestinos na cidade, além de abordagem de caráter macro econômico e social, frente às proximidades do pleito eleitoral do ano que vem onde a população retorna às urnas para escolha de novos prefeitos e vereadores.
Os trabalhos dos vereadores podem ser acompanhados a partir das 19h30 pela TV Câmara (que conta com tradução simultânea em Libras) nos canais 8 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital, pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube e pela rádio Câmara Web. A transmissão pela rádio Educativa FM tem início às 20h.
A população também pode acompanhar a reunião ordinária na galeria do plenário "Francisco Antonio Coelho". A entrada é por ordem de chegada, sendo necessário se apresentar na recepção do prédio principal da Câmara (rua Alferes José Caetano, 834, Centro, com entrada acessível). O espaço conta com vaga reservada para cadeirantes.
Parceria oferece novas turmas gratuitas de Libras na Escola do Legislativo
Vereador cobra limpeza e placas contra descarte irregular na zona rural
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Requerimento pergunta quando se iniciará o fornecimento de carteirinha para PCDs
Câmara aprova projeto que regulamenta abstenção de voto em plenário