EM PIRACICABA (SP) 26 DE JULHO DE 2021

Vereador acompanha atendimento a pessoas em situação de rua em Ártemis

Josef Borges acompanhou, na última sexta-feira, a abordagem do serviço de assistência social da Smads.




Toque na imagem para aumentar

Onda de ar frio está prevista para atingir as regiões Sul e Sudeste nos próximos dias

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador Josef Borges (Solidariedade) acompanhou na última sexta-feira (23) a abordagem do serviço de assistência social da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) com as pessoas em situação de rua no distrito de Ártemis. Uma nova onda de ar frio está prevista para atingir as regiões Sul e Sudeste nos próximos dias e deverá derrubar a temperatura em Piracicaba, o que tem levado à preocupação da pasta com esses munícipes.

"O trabalho de abordagem das equipes é diário, acontece em toda a cidade, inclusive em Ártemis, onde há três homens que se abrigam na frente da antiga estação de trem, usada como Centro Comunitário", afirmou o vereador. De acordo com o parlamentar, as pessoas que se abrigam na antiga estação têm dormindo em colchões e cobertores e dependem da doação de roupas e alimentos de moradores locais.

"Apesar da tentativa dos técnicos da Smads, que usaram de todos os argumentos para que eles fossem para o abrigo e buscassem atendimento nos serviços da Smads, como o Centro Pop [Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua], eles preferiram permanecer no local. A equipe da secretaria permaneceu por duas horas no local, onde foram apuradas as dificuldades que encontram nas ruas, sobre a rede de apoio da comunidade que encontram no distrito e, principalmente, sobre a história de vida de cada um e os motivos que os levaram a buscar viver nas ruas", ressaltou.

Josef Borges destacou ainda que a visita dos técnicos é rotineira. Segundo o parlamentar, os assistentes sociais já conhecem esses moradores. "Inclusive reconheceram um deles que está em Ártemis, que desistiu de participar do apoio do Centro Pop. Muitas vezes, o alcoolismo é o principal motivo da permanência nas ruas, porque nos atendimentos há regras e não é permitido o uso de bebidas alcoólicas."

CURSOS PROFISSIONALIZANTES - Também na sexta-feira, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclídia Fioravante, acompanhou a abordagem dos técnicos no local. Ela destacou as dificuldades que envolvem a situação das pessoas em situação de rua e o esforço da pasta para lhes oferecer abrigo.

Euclídia Fioravante conferiu a estação, as salas e os demais espaços do antigo grupo escolar que, de acordo com o vereador, futuramente será recuperado e transformado em Centro Cultural.

"A secretária quer oferecer cursos e oficinas para os moradores do distrito de Ártemis e serei parceiro em apoiar essa iniciativa que beneficiará jovens, mulheres e idosos do distrito. Nos próximos dias, vamos divulgar quais cursos serão realizados na região", concluiu o vereador.

Saúde Legislativo Josef Borges

Texto:  Assessoria parlamentar Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas