EM PIRACICABA (SP) 19 DE ABRIL DE 2024

Vereador questiona implantação dos serviços de podologia nas UBS

Serviço está previsto na Lei Estadual 16.763/2018.




Toque na imagem para aumentar

Cássio Fala Pira questiona implantação dos serviços de podologia nas UBS

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Informações ao Executivo, na pessoa do Secretário Municipal de Saúde, doutor Augusto Muzilli Júnior, referente aos estudos técnicos para implantação dos serviços de podologia nas dependências das Unidades Básicas de Saúde do Município, conforme determinado e previsto na Lei Estadual 16.763/2018 é o que solicita o vereador Cassio Luiz Barbosa (PL), o Cassio Fala Pira, através do requerimento 442/2024.

O podólogo é o profissional técnico que trabalha em paralelo ao dermatologista e ao ortopedista. Tanto os médicos encaminham para o podólogo quanto o inverso aliviando assim as dores causadas e sua atuação na área de saúde está em grande ascensão, pois cada vez mais médicos e outros profissionais veem os podólogos como grandes aliados nos tratamentos das afecções superficiais dos pés, assim como, tem aumentado a procura por parte dos pacientes ao menor sinal de desconforto.

De acordo com o vereador a proposta do requerimento, vem atender o anseio de munícipes que sofrem com problemas de saúde causados pela falta de prevenção de patologias como micose, verruga plantar, calo mole (entre os dedos), calosidades, unha encravada, unha superposta, fissura, calo com núcleo, corte correto das unhas, calçados adequados e práticas de hidratação.

No documento, o vereador cita o caso de pacientes diabéticos, doença sistêmica, que afeta todo o corpo, podendo causar a cegueira, doença renal, doença cardíaca e doença vascular periférica, que em muitos casos chegam até a amputação de dedos por causa da infecção causadas por estas patologias.

No tratamento do pé, o podologista, preferencialmente englobado numa equipa multidisciplinar vocacionada para o tratamento desta doença, trata todas as afecções que dizem respeito ao pé, sejam elas patologias da pele e unhas, ou problemas estruturais, funcionais e morfológicos do pé.

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), por não ter acesso a estes serviços, necessitam dispor de condições financeiras para contratação particular do podólogo, comprometendo seu orçamento.

No requerimento o vereador questiona se é de conhecimento do órgão competente a Lei nº 16.763/18, se existe a possibilidade de serem realizados estudos para implantação destes serviços nas UBS, em caso positivo, qual o cronograma para a sua execução e implantação das profissionais de podologia na UBS e negativo, o que impede a alteração.

Legislativo Cassio Luiz

Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas