EM PIRACICABA (SP) 02 DE ABRIL DE 2024

Vereadora destaca luta e sacrifício de vítimas do regime militar

Revisão da história e fortalecimento da democracia são essenciais para evitar repetição de atrocidades, diz Rai de Almeida




Toque na imagem para aumentar

Vereadora Rai de Almeida (PT)

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




Ao utilizar a tribuna, na reunião ordinária desta segunda-feira (1º), a vereadora Rai de Almeida (PT) destacou a importância de não deixar passar batido os 60 anos do golpe civil-militar. Ela destacou a importância de não se calar diante das atrocidades ocorridas “durante os 21 anos desse regime autoritário”.

A vereadora ressaltou a luta e o sacrifício daqueles que foram torturados, mortos ou desaparecidos durante o regime militar, afirmando ser graças a eles que hoje desfrutamos de um regime democrático.

“Se não fossem essas pessoas que lutaram e deram as suas vidas para que nós pudéssemos ter uma democracia, com certeza nós não seríamos vereadores, não teríamos a Assembleia Legislativa, não teríamos o Judiciário, porque na época foi fechado o Congresso, foi fechado o STF e as eleições foram pessoas indicadas pelo regime à época”, afirmou.

Rai também alertou para o risco de outras ditaduras ocorrerem e ressalta a importância de revisar e aprender com essa parte da história brasileira para evitar que se repita. Por fim, ela enfatiza a necessidade de fortalecer os instrumentos democráticos para garantir os direitos fundamentais dos cidadãos.

“Eu quero dizer, a ditadura é o mal que nós não podemos deixar nunca mais ter na nossa sociedade”, concluiu.

Legislativo Rai de Almeida

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas