
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Silvia Morales dialogou com a secretária Fernanda Varandas, sobre rede de atendimento e situação das pessoas em situação de rua
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Crédito: Assessoria parlamentarNesta terça-feira (29), a vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, esteve reunida com a secretária municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas, e com o responsável pela Gerência de Famílias, Marcos Silva, para discutir temas relacionados à rede básica de atendimento social do município e às políticas públicas à população em situação de rua.
Entre os temas abordados, destacam-se os chamamentos públicos às entidades da rede socioassistencial, o fechamento da unidade do Centro POP na área central, e a transferência dos serviços para a Casa de Passagem, no bairro Jardim Califórnia.
A secretária Fernanda explicou que, ao assumir a gestão, identificou condições críticas no imóvel do antigo Centro POP, o que comprometia tanto o atendimento à população, quanto o trabalho da equipe técnica.
A vereadora Silvia relatou sobre o aumento de queixas de moradores e comerciantes das regiões centrais, especialmente nas praças da Boyes, José Bonifácio e do Terminal Central de Integração, onde há presença crescente de pessoas em situação de rua que anteriormente buscavam atendimento no Centro POP. Silvia também pontuou a necessidade de atuação mais efetiva da Prefeitura junto aos proprietários da Fábrica Boyes, devido à insegurança e à vulnerabilidade do espaço.
De acordo com a secretária, a rede municipal atende cerca de 240 pessoas em situação de rua, e que medidas vêm sendo adotadas para garantir seus direitos e para oferecer um acolhimento digno. Fernanda também destacou a reavaliação do funcionamento do Núcleo de Assistência Social (NAS), no bairro Pompeia, apontando para possíveis ajustes na estrutura e gestão do local.
Outro ponto positivo apresentado foi a realização de duas edições de um projeto piloto intersetorial, de atendimento à população em situação de rua, envolvendo diversas secretarias e instituições.
Sílvia Morales, em nome do Mandato Coletivo sugeriu que a próxima edição do projeto ocorra na praça da Boyes, acompanhada de ações culturais e de revitalização do espaço. Nesse sentido, o integrante do Mandato Coletivo, Pablo Carajol propôs a realização de feiras de artesanato e cultura, com apoio do Sesc Piracicaba e das secretarias municipais de Turismo e de Cultura, em parceria com o projeto “Que Feira é Essa?”. A secretária Fernanda ainda sugeriu incluir a secretaria de Trabalho e Renda no esforço conjunto de valorização do espaço e fortalecimento de políticas públicas integradas.
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Vereador solicita manutenção da praça Takaki
Vereador participa de reunião com parlamentares de Mogi Guaçu
Vereador participa da inauguração de unidade de rede de farmácias
Vereador cobra revitalização do Zoológico Municipal e Paraíso das Crianças
Defensoras públicas abordam direitos de alunos com deficiência na Educação
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereador cobra solução para a iluminação da avenida Antônio Franco de Lima
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Vereador recebe representantes da comunidade Sabiá e discute ações para o bairro
Vereador solicita manutenção de iluminação pública no Jupiá
Vereador verifica demandas de trânsito na Vila Independência
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano