
Vereador apresenta indicações para melhorias no bairro Ondas
Ana Pavão acompanhou, nesta quarta-feira, as atividades do 31º Congresso Anual da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo.
A vereadora Ana Pavão (PL) participou nesta quarta-feira (8) do 31º Congresso Anual da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), que destaca neste ano a inovação e a tecnologia. "É maravilhoso ver a inovação que tem tomado a saúde, cada vez ficando mais forte para os setores filantrópicos. Parabéns aos organizadores. Vamos continuar trabalhando pela saúde", comentou Ana Pavão, durante o evento.
O congresso, com três dias de atividades até quinta-feira (9), teve na terça-feira (7) a palestra "Filantropia: conceito, novos rumos, reposicionamento e apaziguamento jurídico do segmento quanto aos seus direitos, deveres e proposituras".
O tema "Um novo olhar sobre a filantropia na saúde" foi discutido pelo CEO do HCor, Fernando Torelly, pela a infectologista e consultora em saúde pública global Luana Araújo e pelo diretor-geral da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Mário César Homsi Bernardes. Paulo Magnus e Rogério Bartkevicius coordenaram o painel.
Outra palestra abordou "Um futuro transformador requer um novo líder", com as participações de Antonio Muniz, líder de tecnologia e agilidade, Marcelo Mearim, coordenador da mesa, e Rafael Cristofoletti, debatedor.
No mesmo dia, houve o lançamento dos "Indicadores Mais Saúde", projeto que traz informações assistenciais e custos, desenvolvido em parceria entre a Fehosp, a Numb3r Sanalytics e a Planisa Planejamento e Organização de Instituições de Saúde. O projeto, que reúne informações assistenciais e de custos, foi apresentado por André Almeida, CDO da Numb3rs e consultor do Banco Mundial para questões de informática em saúde, e por Maria Beatriz Nunes Pires, gerente de serviços da Planisa.
Na apresentação, eles explicaram como funcionam os "Indicadores Mais Saúde": "A apuração dos indicadores de custos é realizada com dados fornecidos pelos hospitais, de forma padronizada, utilizando a metodologia do custeio por absorção pleno, no qual o cálculo do custo de produção ou dos serviços prestados considera os valores totais dos custos de produção e as despesas operacionais, inclusive os rateios interdepartamentais absorvidos". "Os dados passam por um processo de curadoria e enriquecimento, gerando um repositório centralizado e estruturado, que pode ser utilizado para análise por diversos prismas da informação", completaram.
Nesta quarta-feira, as atividades tiveram a palestra "Sustentabilidade (social, ambiental, econômica e governança) – ESG". A questão tem impacto significativo nas operações das entidades de saúde, já que o papel na sociedade, as questões ambientais e a relevância na cadeia econômica, com a geração de emprego e renda, são de grande valia para a governança institucional.
Juliana Bernardo, executiva em ESG e fundadora e CEO da Quor Educação, e Ana Paula Shuay, representante do Desenvolve-SP Energia Limpa, ministraram a palestra "Liderança sustentável: decifrando o ESG e os desafios para o futuro".
O evento destacou exemplos de gestão e ações na saúde filantrópica que foram apresentados e premiados no painel "Cases de sucesso", no congresso. Os artigos que foram contemplados na premiação foram: "Redução dos casos de lesão por pressão em UTI covid-19", de autoria de Felipe Neri Nunes Venancio, da Santa Casa de Campinas (SP); "Implementação de programa de navegação de pacientes em hospital oncológico de São Paulo", de Dárcia Lima e Silva, da Fundação Doutor Amaral de Carvalho; e "Implantação do serviço de medicina hospitalar em hospital filantrópico: impacto nos indicadores gerenciais", de André Wajner, da Casa de Saúde Santa Maria (RS) – Associação Franciscana de Assistência à Saúde.
O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, presente no evento, destacou o apoio das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos no atendimento à população paulista. "É uma honra participar deste congresso, com tantos parceiros. Vim agradecer por tudo que fizeram. Continuamos precisando desse apoio. Unidos somos mais fortes", afirmou. A diretoria da Fehosp, representantes de DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) e o secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, também estiveram presentes.
Vereador apresenta indicações para melhorias no bairro Ondas
Data para audiência sobre atendimento a alunos com TEA é alterada
Indicação de vereador defende motolâncias para atender emergências
Câmara aprova a retomada do Fórum Permanente sobre Saúde
Vereador destaca obras de infraestrutura e inauguração de clínica
Audiência pública em março discutirá o Sistema Cross de vagas na saúde
Vereador verifica estoque de soro antiescorpiônico em UPA
Vereador apresenta demandas ao secretário municipal de Saúde
Vereador cobra melhorias na UBS do bairro Jupiá
Vereador apresenta demandas ao novo secretário de Saúde
Novos locais de atendimento da Saúde são tema de audiência pública
Defasagem salarial na saúde é tema de reunião com presidente da Câmara
Vereador acompanha inauguração do PSF Tatuapé II
Bueiro sem dedetização traz ratos para casas, denuncia vereador
Salão nobre da Câmara recebe audiência sobre Hospital Regional, às 14h