EM PIRACICABA (SP) 28 DE NOVEMBRO DE 2019

Vereadores comemoram os 80 anos da Escola de Mães

Instituição acolhe gestantes em situação de vulnerabilidade.




Toque na imagem para aumentar

Celebração ocorreu na manhã desta quinta-feira

Crédito: Assessoria parlamentar


Os vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Gilmar Rotta (MDB) estiveram na manhã desta quinta-feira (28) na comemoração dos 80 anos da Escola de Mães "Professora Branca Motta de Toledo Sachs", ocasião em que a entidade foi homenageada com a moção de aplausos 212/2019, de autoria de Kawai. O evento, que ocorreu na sede da instituição, no bairro Alto, também contou com a presença do prefeito, Barjas Negri (PSDB), e de membros do Lions Clube Piracicaba Leste.

Desde 1939, a Escola de Mães acolhe gestantes em situação de vulnerabilidade, moradoras de bairros periféricos. As futuras mães são preparadas para que ocorra o crescimento sadio do bebê. O apoio é oferecido no período após o parto até a criança completar 2 anos. Anualmente, são atendidas 100 gestantes e bebês. Mais de 25 mil mães já foram acolhidas pela instituição.

"É uma entidade de 80 anos que faz um trabalho de melhor qualidade da saúde. São importantes o acolhimento para essas mães e o reconhecimento da Câmara pelo trabalho da entidade", disse Barjas Negri.

Para que o atendimento seja possível, a Escola de Mães conta com um corpo técnico de médicos obstetras, pediatras, assistente social e voluntários. Palestras também acontecem mensalmente na área de puericultura e psicossocial.

A área médica faz o acompanhamento pré-natal no período gestacional e na data provável do parto. Além disso, é oferecido o enxoval ao bebê. Os médicos pediatras acompanham os primeiros dias da criança. Logo após a inscrição da mãe e do bebê, são iniciadas as consultas, o acompanhamento e a assistência. Os medicamentos necessários são dados e as crianças são encaminhadas para a rede de saúde do município para exames até os 2 anos.

"Nós cuidamos das gestantes do terceiro mês e encaminhamos ao hospital para exames. Quando o bebê nasce, é matriculado no programa de puericultura", explicou José Mário Angeli, médico pediatra e coordenador do corpo técnico de médicos da escola. Ele também disse que é feita a manutenção do leite materno e que, quando falta, é oferecido o leite em pó.

A Escola de Mães também conta com a ajuda de voluntários e, há 10 anos, com o apoio do Lions Clube Piracicaba Leste, que destina à instituição 80% do dinheiro que arrecada em eventos.

"A comemoração é para refletir e entusiasmar cada vez mais os trabalhos relevantes ao município. Comemorar 80 anos com um trabalho contínuo é extraordinário. Com o Lions Clube, estamos indo para uma sociedade mais saudável e harmônica", disse Lucila Maria Calheiros Silvestre, presidente da Escola de Mães. 

Maria Virginia Rizzi Pizzato, de 95 anos, é a voluntária mais antiga, com 80 anos de contribuição. "É uma entidade maravilhosa. Eu ajudo a organizar o bingo que acontece uma vez por mês e o dinheiro é arrecadado para a Escola", contou.

"É importante comemorar 80 anos de uma entidade sem fins lucrativos e que cuida de mães e crianças. Aqui, tem carinho e afeto para dar às mães que passam por momentos felizes e difíceis. Merece o nosso carinho pela luta, amor e dedicação ao próximo", disse Gilmar Rotta, presidente da Câmara.

"Uma entidade que sobrevive por 80 anos não é para qualquer um. É uma alegria muito grande. Estamos aqui para celebrar essa data tão importante", ressaltou Pedro Kawai, vice-presidente do Legislativo.

Gilmar Rotta Pedro Kawai Homenagem

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas