
Moradores do Serra Verde cobram solução para odor persistente no bairro
Ato solene nas dependências da unidade contou com autoridades, colaboradores e funcionários da instituição, no relançamento de projeto que enfatiza a inclusão
Vereadores destacam a revitalização do Jardim Sensorial do Avistar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Na manhã desta quinta-feira (5), o vereador Pedro Kawai (PSDB) integrou o rol de autoridades no relançamento do projeto de revitalização do Jardim Sensorial do Avistar (Associação de Atendimento a Pessoa com Deficiência Visual de Piracicaba), em trabalho social que agrega os mais de 60 usuários da instituição, que procuram as diversas atividades voltadas para os deficientes visuais.
O evento foi promovido em parceria com o poder público, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente, em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade, para marcar a Semana do Meio Ambiente, de 2 a 7 de junho, com destaque ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. O evento também contou com a participação especial da Banda da Guarda Municipal.
A presidenta do Avistar, Maria José Belloni Felipe agradeceu a presença de todos, incluindo autoridades, colaboradores e familiares dos usuários da entidade, que também participaram do plantio de três árvores, além de percorrerem os "canteiros sensoriais", devidamente preparados com plantas medicinais e comestíveis, como hortelã, boldo e outras espécies.
Antonio Carlos (34), oriundo de João Pessoa, na Paraíba se disse satisfeito em participar das atividades, além de contar um pouco de sua história de vida ao perder a visão, desde que foi abandonado pela própria família, que o colocou no "fundo de um hospital", sendo em seguida adotado por uma família que o trouxe para o Estado de São Paulo, sendo que esta segunda família também o abandonou e, hoje vive em casas de dois amigos em Piracicaba, nas regiões dos bairros Caxambu e Jardim Planalto, onde aguarda por melhores dias para reencontrar a sua filha Alice, de 10 anos, que está sob a guarda da mãe.
Já a história de Thaya Andressa de Assis (12) deverá ser perpetuada, pois o pé de Araçá, que ela mesma ajudou a plantar leva o seu nome nas dependências da Avistar, que ainda recebeu um pé de Limão Taiti e uma Cerejeira, que leva o nome de Alice Yasmin Bune (12), que frequenta a entidade às quartas-feiras, permanecendo por três horas, onde participa das diversas atividades da entidade.
O prefeito municipal de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), ao lado de sua esposa, Valkíria Callovi, destacou a importância do trabalho da Avistar, além de considerar a presença do deputado estadual, Alex Madureira (PL) e, felicitá-lo pela conquista de emenda no valor de cinco milhões de reais a serem destinadas à saúde. Zanatta também saudou a presença do ex-vereador Paulo Camolesi (PDT), além de ressaltar a participação de secretarias municipais, a exemplo de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, no projeto de revitalização do Jardim Sensorial do Avistar.
O vereador Fábio Silva (Republicanos) representou a Câmara e fez discurso previamente preparado para evidenciar o trabalho da Avistar, além de reiterar no final de sua fala que irá propor ao Executivo, por intermédio de indicações para que jardins sensoriais sejam implantados no complexo de lazer João Herrmann, no entorno da Rua do Porto, bem como ao longo da avenida Cruzeiro do Sul, região do Nova Piracicaba.
A cidadã, Maria Lebre, gerente de negócios, que reside na região da Vila Rezende, sensibilizada, falou da satisfação em ter participado do evento na Avistar, além de informar que irá procurar a direção da entidade para reforçar o trabalho voluntariado da instituição, frente às demandas sociais, onde as portas aos deficientes físicos nem sempre estão abertas.
O vereador Pedro Kawai acompanhou toda a programação com os usuários da Avistar, além de compor a mesa diretiva de autoridades e conferir a satisfação das pessoas no plantio e sensibilidade ao percorrer os canteiros de plantações que ocupam o amplo quintal da entidade. Kawai ainda visitou a exposição itinerante, em parceria com o governo do Estado, onde Piracicaba foi escolhida entre três cidades por onde a exposição percorrerá, com mosaicos e, equipamentos eletrônicos que possam garantir a interação com os deficientes visuais. A psicóloga da Avistar, Giovana Lorezi recepcionou o parlamentar durante a visita.
O parlamentar destacou a importância da revitalização do Jardim Sensorial, que "traz um pertencimento às pessoas, em noções de práticas que exploram o tato, o cheiro e a sensibilidade, em ações que promovem a inclusão", disse.
HISTÓRICO - considera-se que o sonho para a construção do jardim veio de encontro com a iniciativa da empresa Jardim e Cia., representada por Fernando Sturion Codo e da designer da FM Designers, Fernanda Mendes, que alimentava a ideia de reunir parceiros para a implementação do projeto, onde fazer os sentidos serem aflorados e treinados pelos alunos é o pontapé inicial do jardim.
AVISTAR - a entidade executa atividades em prol da autonomia e da melhoria na qualidade de vida de deficientes visuais. Com o objetivo de garantir a integração sócio-educativa-cultural, inserção profissional, a entidade realiza projetos e ações com os deficientes visuais e suas famílias.
Moradores do Serra Verde cobram solução para odor persistente no bairro
Vereador cobra limpeza e placas contra descarte irregular na zona rural
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II