EM PIRACICABA (SP) 27 DE NOVEMBRO DE 2019

Acipi é homenageada por Kawai pelo 100º Encontro da Mulher Empresária

Vereador entregou a moção de aplausos 218/2019, na manhã desta quarta-feira.




Toque na imagem para aumentar

Encontros acontecem bimestralmente na Acipi

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O Conselho da Mulher Empresária da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) foi homenageado, por meio da moção de aplausos 218/2019, pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), pelo seu 100º Encontro da Mulher Empresária, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (27).

O parlamentar enalteceu a coordenadora Damaris Verderame, a vice-coordenadora Elisânegal Libardi, a secretária Sueli Regina Chiranda, as conselheiras Camila Pires Pirillo, Doracy Piva Davanzo, Elaine Curiacos, Eliana Aguileira, Fernanda Adreeelo Simoni, Cristina Vargas, Silvanete Borges Neves, Sônia Golsalves, Sueli Lopes Garcia e Vanessa Zanuzzi e o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, por meio do vice-presidente, Maurício Benato.

O Conselho da Mulher Empresária da Acipi foi criado em 2000 e foi um dos primeiros a integrar o projeto de Conselho das Mulheres Empresárias, idealizado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.

No início, o conselho foi gestor do Programa Criança Cidadão do Futuro, que era desenvolvido pela entidade, com a parceria do Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus-Tratos na Infância, da Prefeitura e do Tiro de Guerra. Esse programa atendia crianças carentes de 9 a 14 anos, oferecendo suporte em alimentação, transporte, lazer, atendimento de saúde e psicológico e reforço escolar.

O conselho direciona temas em formato de palestra às mulheres que possuem uma empresa, bem como àquelas que vivenciam o empreendedorismo na família. Nessas palestras, profissionais são convidados para abordarem temas próprios do ambiente empresarial, como economia, recrutamento e seleção, finanças e empreendedorismo, além de assuntos que fazem parte do universo feminino.

De acordo com a coordenadora Damaris Verderame, ao longo dos 19 anos já passaram pela Acipi mais de 15 mil mulheres, sendo que todo encontro conta com 180 a 200 mulheres, com arrecadação de mais de 3 toneladas de alimentos. Segundo a coordenadora, além do empreendedorismo, as palestras também abordam temas que envolvem saúde física, emocional e financeira. "Esse reconhecimento é crucial, pois nos sentimos valorizadas. O conselho são mulheres ajudando mulheres", disse.

Durante a solenidade, Pedro Kawai reconheceu a importância do evento e as características das mulheres que o realizam. "Vocês, mulheres, com a sensibilidade e o sexto sentido, trazem o empreendedorismo para o dia a dia do município", disse o parlamentar.

Pedro Kawai lembrou que o ICMS representa a maior parcela de receita de Piracicaba. "Muitas pessoas acham que são o IPTU e o IPVA, quando é o ICMS. A Acipi mais uma vez está com o olhar lá na frente e percebe a sensibilidade e a importância das mulheres no dia a dia das empresas", disse.

A terapeuta e estudante de pedagogia Graziela Moraes contou, em entrevista, que participa do encontro desde sua idealização, em 2000, e que ele acrescenta tanto em sua vida pessoal quanto profissional. "Só neste ano, por exemplo, ouvi palestras sobre câncer, motivação da mulher, empreendedorismo e finanças. Isso agrega a todas nós", acrescentou.

Também presente no evento, o vice-presidente da Acipi, Maurício Benato, reforçou que a realização do 100º Encontro é, na verdade, uma união de forças que acontece há 19 anos. Ele agradeceu à Câmara pela homenagem. "O nosso trabalho é voluntário, então quando vem um reconhecimento dessa grandeza é de muita alegria para nós. Tudo é feito com carinho e com amor. Quando vem essa homenagem, entendemos que estamos no caminho certo", reconheceu.

Pedro Kawai Homenagem

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas