EM PIRACICABA (SP) 17 DE DEZEMBRO DE 2019

Acolhimento às pessoas com deficiência é tema de curso na Câmara

Treinamento para o público interno acontece nesta quarta-feira, 18, e faz parte do projeto Câmara Inclusiva




Toque na imagem para aumentar

Francisco Cerignoni, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Servidores do Departamento de Cerimonial e funcionários das empresas terceirizadas que atuam nas recepções e portarias da Câmara de Vereadores de Piracicaba participam, no amanhã (18), do curso "Acolhimento às Pessoas com Deficiência", que integra o projeto Câmara Inclusiva.

O conteúdo do curso será transmitido por Euclidia Maria Fioravante, coordenadora de projetos sociais e relações institucionais do Centro de Reabilitação; Francisco Nuncio Cerignoni, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD); e Eduardo de Paula Azzini, professor de educação física da Avistar.

Desenvolvido desde junho deste ano com o apoio de diversas entidades, o projeto Câmara Inclusiva foi criado para promover adequações das estruturas físicas na Câmara de Vereadores de Piracicaba e facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos diversos ambientes.

Logo nas reuniões iniciais, as entidades apontaram que as ações deveriam estar em sintonia com a LBI (Lei Brasileira de Inclusão), em vigor desde julho de 2015, e que estabelece o conceito de barreiras, divididas em atitudinais, urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, tecnológicas, nas comunicações e na informação. "É justamente no quesito atitudinais que o treinamento aos funcionários está inserido. A Câmara precisa acolher bem a todos que a procuram e estamos nos capacitando para isso", define o presidente Gilmar Rotta (MDB).

Para o diretor do Departamento de Administração da Câmara, Mauro Rontani, o treinamento possibilitará que os colaboradores da Casa ampliem seus conhecimentos no acolhimento a todo tipo de público. "No caso das pessoas com deficiência, há muitas situações que exigem cuidados diferenciados, que serão abordados nesta oportunidade", lembra Rontani.

O curso acontece no dia 18, das 14h às 17h, na sala de treinamento do quarto andar, no prédio anexo da Câmara. Em agosto, a Câmara também ofereceu a palestra "Mídia inclusiva - Como falar sobre deficiência de maneira construtiva e baseada nos direitos humanos", em que Euclídia foi convidada a trazer sua experiência aos servidores efetivos e estagiários dos departamentos de Comunicação e da TV Legislativa da Câmara de Vereadores de Piracicaba, além de assessores dos gabinetes.

Além disso, em resposta aos apontamentos feitos pelas entidades, a Câmara anunciou recentemente a reforma e adaptações dos banheiros feminino e masculino localizados no hall do Salão Nobre Helly de Campos Melges.

Câmara Inclusiva Gilmar Rotta

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas