Na tribuna, vereador agradece a eleitores e policiais
Alteração do Protocolo de Intenções com a Ares-PCJ passa em 2ª votação
Após a aprovação das casas legislativas dos municípios regulados, será possível o aumento do quadro de pessoal da agência de 39 para 56 empregados públicos
Alteração atende a nova norma da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Foi aprovado em segunda discussão, pela Câmara Municipal de Piracicaba, o projeto de lei nº 211/2024, de autoria do Poder Executivo, que propõe alterações no Protocolo de Intenções que será convertido no Contrato de Consórcio Público constitutivo da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A votação ocorreu durante a 74ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (2). O projeto segue agora para ser sancionado pelo Poder Executivo.
Após a aprovação das casas legislativas dos municípios regulados, será possível o aumento do quadro de pessoal da agência de 39 para 56 empregados públicos. A justificativa do projeto traz que a ampliação da estrutura é necessária em virtude do crescimento do número de municípios regulados pela agência, que passou de 50, desde a criação, para 75 atualmente, com 110 prestadores de serviços de saneamento básico, e com previsão de chegar a 100 municípios atendidos em médio prazo. Além disso, às atividades da agência foi incrementada a regulação dos serviços de Resíduos Sólidos Urbanos.
Na justificativa do projeto, o Poder Executivo alega que a mudança na Lei nº 7.371/2012, que ratificou o Protocolo de Intenções, é necessária para atender à nova Norma de Referência nº 04/2024, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que segue a Lei Federal nº 14.026/2020, que dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico.
A adequação das legislações municipais e consequentemente do Contrato de Consórcio Público é necessária para que a Ares continue a exercer as atividades regulatórias e para que os municípios atualmente atendidos não sejam impedidos de angariar recursos junto ao governo federal para a prestação e melhoria dos serviços de saneamento básico.
Ao justificar voto, o vereador Paulo Campos (Podemos) comentou sobre a promessa para redução da cobrança do esgoto, que atualmente é feita de forma proporcional ao consumo de água. Confira no vídeo.
Notícias relacionadas
CLJR tem primeira reunião de apresentação
Vereador destaca aprendizado com políticos para os quais trabalhou
Câmara define as comissões permanentes e as lideranças partidárias
Vereador defende o diálogo entre diferentes perspectivas ideológicas
Vereador cobra fiscalização de contratos e melhorias no trânsito
Comissão de Educação e Cultura quer diálogo constante com a sociedade
Vereadora defende diálogo e trabalho em prol da população
Capacitação e incentivo à participação popular são lembrados
Mais de cem demandas apontadas por parlamentar já foram atendidas
"Prefeitura priorizará projetos para munícipes", diz líder do governo
Vereador destaca início do trabalho para o sexto mandato consecutivo
Na tribuna, vereador aborda crescimento e prosperidade para cidade
Câmara realiza primeira reunião ordinária de 2025 na segunda-feira (3)
Ecos de um adeus: o funeral de Winston Churchill em jornais locais