EM PIRACICABA (SP) 11 DE AGOSTO DE 2009

Câmara comemora Dia do Advogado e homenageia OAB

Reunião solene realizada hoje (11), às 19h30, no salão nobre da Câmara de Vereadores, marcou o Dia do Advogado, em cumprimento ao decreto legislativo nº 6 de 2009, (...)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Reunião solene realizada hoje (11), às 19h30, no salão nobre da Câmara de Vereadores, marcou o Dia do Advogado, em cumprimento ao decreto legislativo nº 6 de 2009, de autoria da vereadora Márcia Pacheco (PSDB).
 
A data de 11 de agosto, conhecida como o Dia do Advogado, é comemorada nacionalmente em razão do aniversário da instituição dos dois primeiros cursos jurídicos no Brasil.
 
Dom Pedro I, ainda no Primeiro Império (1822-1831), com a recém promulgada Constituição Brasileira (1824), percebeu que a existência de leis exigiria o trabalho de profissionais da área jurídica. Assim, o Imperador sancionou a Carta de Lei de 11 de agosto de 1827, através da qual instituiu os cursos jurídicos do Largo de São Francisco, em São Paulo, e o do Mosteiro de São Bento, em Olinda, Pernambuco.
 
Em homenagem ao Dia do Advogado, a Câmara outorgou o diploma de honra ao mérito à subseção de Piracicaba da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, representada pelo presidente da unidade, Carlos Alberto Baillo Avancini.
 
A vereadora Márcia Pacheco abriu os discursos destacando a importância do Direito na formação de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária. “É um instrumento essencial para a existência de governos fortes e povos livres”, declarou.
 
O presidente da Câmara, José Aparecido Longatto (PSDB), discursou parabenizando a categoria pela homenagem e destacou a relevância do trabalho destes profissionais. “O advogado é a voz daqueles que não têm voz. Este profissional tem que ser enaltecido sempre”, defendeu o vereador.
 
Carlos Alberto Baillo Avancini agradeceu pela homenagem à OAB e lembrou que o primeiro presidente civil brasileiro e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Prudente de Moraes, também foi advogado. Avancini lamentou que atualmente a profissão seja por muitas vezes desvalorizada. “O cliente reconhece o valor do advogado quando ele ganha uma causa, mas na hora de pagar os honorários, ele se transforma em um inimigo. Muita gente acha inclusive que quando perde, não deveria pagar. O Direito é visto pelas pessoas como ferramenta de resultado e não de meio”, declarou.
 
A mesa de honra da solenidade foi composta pelo presidente da Câmara de Vereadores, José Aparecido Longatto; o vice-presidente João Manoel dos Santos (PTB); a vereadora autora da propositura que garantiu a realização da reunião solene, Márcia Pacheco; os vereadores Laercio Trevisan (PR) e Walter Ferreira da Silva, o Pira (PPS); o secretário municipal de Governo, José Antônio de Godoy, representando o prefeito Barjas Negri (PSDB); o conselheiro da OAB São Paulo, Cláudio Bini; o juiz diretor do Fórum de Piracicaba, Wander Pereira Rossete Júnior; o diretor do Departamento Jurídico da Câmara de Vereadores, advogado Robson Soares; os delegados Luiz Henrique Zago e Edelson Vieira, representando a Polícia Civil de Piracicaba; o delegado seccional João José Dutra, representando a Polícia Civil de Limeira; o tenente Antônio Ferreira, representando o Exército Brasileiro e Camila Bertolini, representando o Simespi –Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região.
 
Ademir Barbosa – MTb 54.006
Fotos: Davi Negri – MTb 20.499
Márcia Pacheco Homenagem


Notícias relacionadas