EM PIRACICABA (SP) 18 DE DEZEMBRO DE 2020

Câmara entrega galeria dos ex-presidentes, com sistema de QR-Code

Ato teve entrega de quadro do ex-presidente Matheus Erler




Toque na imagem para aumentar

Nova galeria está exposta no hall do Salão Nobre Helly de Campos Melges

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A galeria de ex-presidentes do Legislativo Piracicabano, acompanhada de sistema de QR Code para acesso às informações de quem são os ex-parlamentares na história da Câmara, foi entregue nesta sexta-feira (18), no hall de acesso ao Salão Nobre Helly de Campos Melges. O trabalho foi desenvolvido pela equipe do Departamento de Documentação e Transparência.

A galeria contempla todos os vereadores que presidiram a Câmara, desde 1948 (após o período conhecido como Estado Novo). Desde então, 30 parlamentares ocuparam a presidência. Segundo o presidente Gilmar Rotta (CID), desde o início do seu mandato na presidência, a busca é pelo resgate histórico da galeria. Para ele, trata-se de uma forma de valorizar os que contribuíram no fortalecimento e construção do Legislativo. “O nosso desafio é sempre o de cumprir todos os pilares do programa Parlamento Aberto: transparência pública, educação para a cidadania, participação popular, inovação e tecnologia”, reforçou o presidente.

Na ocasião, aconteceu o descerramento do quadro da pintura de Matheus Erler (PSDB), que presidiu a Câmara nas gestões 2015 /2016 e 2017-2018. Ele estava acompanhado do atual presidente, Gilmar Rotta (CID), do vice-presidente Pedro Kawai (PSDB), das vereadoras Nancy Thame (PV) e Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PSL), além de André Bandeira (PSDB) e Marcos Abdala (REP).

Erler, que é formado em direito pela Unimep e teve dois mandatos como vereador na Câmara, de 2013 a 2020. Ao agradecer a homenagem, ele lembrou das ações que marcaram a sua atuação na presidência, como a devolução de recursos ao Executivo, fruto de economia nas duas gestões, como ainda a votação para o congelamento dos vencimentos dos vereadores, prefeito, vice e secretários. Houve, ainda, a implantação da Escola do Legislativo e a criação do projeto Rumo ao Parlamento Aberto.

“Foram oito anos de muito trabalho e muita luta, na busca por contribuir com a cidade, de ajudar as pessoas de uma forma coletiva”, disse o ex-presidente. Erler acredita que seu mandato foi pautado em “atender as demandas dos que mais precisam” e, ao mesmo tempo, nos quatro anos como presidente, na implantação de iniciativas para que a Câmara estivesse mais acessível e transparente à população. “São coisas que fazem com que as pessoas alcancem suas cidadanias em plenitude”, completou.

Para que o espaço ficasse pronto, o trabalho da equipe do Departamento de Documentação e Transparência começou no ano passado. Primeiro, foram retirados todos os quadros, antes expostos no corredor de acesso à sala da presidência, área de acesso restrito, visitada com maior frequência por autoridades ou cidadãos que procuram o gabinete e possuem reuniões agendadas.

A nova disposição, conforme destaca Bruno Didoné de Oliveira, diretor do Departamento de Documentação e Transparência, foi pensada porque o Salão Nobre é um local de alta frequência. “Assim, mais pessoas podem conhecer a história da Câmara e de seus ex-presidentes”, informa, ao lembrar que houve ainda análise da qualidade das pinturas e do estado de conservação das molduras. As obras constatadas com necessidade de restauro passaram por intervenções.

Além de Bruno, participaram das etapas de elaboração da nova galeria a arquivista Giovanna Fenili Calabria e as estagiarias Gabriella Barretto, Eduarda Moretti, Bianca Andrade, Laura Lima e Vitória Melega, além dos ex-estagiários Luana Leite Arcangeleti e Felipe Pasqualino Marques da Silva.

Câmara André Bandeira Gilmar Rotta Matheus Erler Pedro Kawai Adriana Nunes Nancy Thame

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas