
Câmara aprova PDL que concede Título de Cidadão Piracicabano a Deputado Federal
Projeto de Lei 59/2025 foi aprovado durante a 24ª Reunião Ordinária, na noite desta quinta-feira (8)
Projeto de Lei 59/2025 é de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade é Sua"
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Na noite desta quinta-feira (8), durante a 24ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, foi aprovado o Projeto de Lei 59/2025, de autoria da vereadora Silvia Maria Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, que institui o Dia Municipal do Samba no calendário oficial de eventos do município. Com a aprovação da Emenda nº 1, da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR), a data será celebrada anualmente no dia 2 de dezembro, acompanhando o calendário nacional.
A vereadora Silvia Morales destacou a importância de inserir a data no calendário oficial, ressaltando a relevância do samba como um dos ritmos musicais mais emblemáticos do Brasil. “Piracicaba, assim como muitas cidades, é um celeiro de artistas e grupos de samba. Temos o Juca Ferreira, o grupo Quilombola, Oitava Cor, Samba Deu Química, Samba Prosa, Pimenta Preta, Bagaço da Laranja, Aninha Barros, Sanda Rodrigues e tantos outros que mantêm viva essa tradição”, afirmou a vereadora.
Ela também ressaltou o papel de Madrinha Eunice, que é natural de Piracicaba e se tornou precursora do samba em São Paulo ao ser a fundadora da primeira escola de samba da capital paulista, a Sociedade Recreativa Beneficente Escola de Samba Lavapés. “A história do samba em nossa cidade é muito forte”, disse.
O vereador Cassio Luiz Barbosa (PL), conhecido como Cassio Fala Pira, também justificou seu voto favorável ao projeto. “Piracicaba é um celeiro de talentos. Eu, que já tive um bar na Rua do Porto, vi passar muitos sambistas por ali. A música enriquece o espírito, traz paz para a alma”, declarou, citando artistas locais e destacando a importância de valorizar os artistas da cidade.
Pedro Kawai (PSDB) reforçou o caráter cultural do samba. “O samba é a nossa raiz. Apesar da minha origem oriental, sempre estive próximo do samba. Já fui até diretor de escola de samba na Caxangá”, lembrou o vereador, que também criticou a Secretaria de Cultura pela falta de incentivo a artistas locais.
Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema, relembrou as antigas escolas de samba da cidade e a importância de fortalecer a tradição do samba em Piracicaba. “Crescemos no meio da batucada. Temos tentado manter as aulas e os ensaios, mas falta apoio”, disse, ao destacar que se sente saudade dos desfiles das escolas de samba durante o Carnaval da cidade.
O projeto de lei segue agora para sanção do Executivo Municipal e, caso aprovado, o Dia Municipal do Samba será incluído no Anexo I da Lei nº 10.137, de 2 de setembro de 2024. A expectativa é de que a data incentive eventos culturais e artísticos, destacando a contribuição do samba para a cultura piracicabana.
Câmara aprova PDL que concede Título de Cidadão Piracicabano a Deputado Federal
Ex-jogador de futebol receberá voto de congratulações por lançamento de livro
Câmara vota requerimentos sobre transporte, ecopontos e manutenção de espaços
Câmara aprova solene em homenagem à "Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”
Projeto de lei homenageia ex-prefeito em denominação de escola municipal
Postão, no Centro, precisa de manutenção, diz vereador em requerimento
Câmara aprova criação de programa de incentivo ao primeiro emprego
Vereador destaca "Dia D" de vacinação contra a gripe, neste sábado (10)
Câmara aprova entrega de medalha a líder empresarial sul-coreano
Vereador questiona planejamento para revitalização do Zoológico
Entre lacunas e legados: a busca por Benedito José Anastácio
Vereador questiona detalhes sobre viaturas e armamentos destinados à GCM
Atraso na emissão de alvarás de construção é questionado na Câmara
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio
Câmara celebra os 70 anos do Lions Clube de Piracicaba Centro