EM PIRACICABA (SP) 31 DE MAIO DE 2020

Caminho da Fé inclui Câmara e traz bençãos no Domingo de Pentecostes

Carreata religiosa promovida pela Irmandade do Divino Espírito Santo percorreu principais pontos da cidade neste domingo




Toque na imagem para aumentar

Membros da Mesa Diretora, vereadores e assessores receberam bençãos na Câmara

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Celebração de Pentecostes entre os que professam a fé católica apostólica; 31 de maio de 2020; meio-dia. Os termômetros marcam 20 graus. As ruas estão praticamente vazias. Buzinas quebram o típico silêncio do início de uma tarde de domingo. Nos 15 minutos seguintes, a paisagem muda de cor. O predomínio é das cores branca e vermelha, de várias bandeiras. Elas passam pela rua Alferes José Caetano, no Centro de Piracicaba, 834, na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

De um caminhão da Brigada de Incêndios da Prefeitura, é entoada uma mensagem de fé, por um sacerdote: “queremos pedir a intercessão do Divino Espírito Santo sobre todas as pessoas, vereadores e aos que trabalham na Câmara. Que o Divino os abençoe e os livre de todos os males espirituais e materiais”. Na sequência, ele puxa a oração do Pai Nosso.

Em frente ao prédio principal da Câmara estão posicionados os vereadores Gilmar Rotta e Pedro Kawai, presidente e vice-presidente da Casa de Leis, respectivamente, além do parlamentar Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão. Eles retribuem o gesto com acenos.

Próximos a eles estão ainda integrantes das equipes dos vereadores Paulo Campos, Ronaldo Moschini e Wagner Alexandre de Oliveira, o Wagnão, segundo-secretário da Mesa Diretora, além de Mauro Rontani, diretor do Departamento de Administração, e Francisco Gomes Ferreira, chefe financeiro do mesmo departamento.

Fato inédito, a carreata religiosa Caminhos do Divino – envio das Bandeiras 2020 foi concebida pela Irmandade do Divino Espírito Santo de Piracicaba para abençoar as famílias piracicabanas frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Conforme dados oficiais, a doença matou (até a tarde deste domingo) 28.849 pessoas no Brasil, de um total de 499.966 infectados. Em Piracicaba são 29 óbitos e 549 casos confirmados com o vírus.

Com todos os participantes em seus carros (e utilizando máscaras faciais para se protegerem), o percurso começou às 9h, em frente ao Largo dos Pescadores ––sede da Irmandade–– e percorreu pelo menos 50 quilômetros das principais vias da cidade, com passagem em frente a locais como a Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, Lar Betel, Hospital dos Fornecedores de Cana, Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, Prefeitura, Igreja de São Benedito, Câmara e Paróquia Santo Antonio - Catedral Sé.

A inclusão da Câmara no trajeto foi comunicada ao presidente Gilmar Rotta no último dia 29, em que a assessoria de eventos da Irmandade menciona ter “tomado o cuidado de que o Caminho da Fé passe abençoando os governantes nesse momento difícil em que todos estamos passando”.

Tão logo o comunicado chegou à Câmara, o presidente estendeu o convite a todos os vereadores, servidores e assessores da Casa. “É muito importante recebermos essa bênção, é um momento ímpar. A bandeira do Divino é um símbolo de fé muito forte, faz parte da tradição de Piracicaba e de poucas cidades do interior do São Paulo. O que queremos, neste momento, é que o Divino Espirito Santo nos dê força para superar com fé todos os problemas e possamos fazer o melhor trabalho pela cidade”, declarou Gilmar Rotta.

O vice-presidente da Câmara, Pedro Kawai, também agradeceu a Irmandade pelo gesto. “Demonstra o respeito e o carinho que a Irmandade tem pelo Poder Público. Em uma pandemia como essa, é importante termos fé, independente da religião, pois ela nos ajudará a superar essa fase”, enquanto o vereador Tozão acredita que a data é de extremo simbolismo aos católicos: “é um dia especial, de devoção. O Divino é o espírito de luz, de liberdade e de sabedoria. Que ele nos ilumine com ideias e pensamentos bons”.

Uma das mais tradicionais manifestações religiosas-populares da cidade, a Festa do Divino Espirito Santo é realizada quase que de forma ininterrupta desde o ano de 1826, sempre às margens do rio Piracicaba. Os festejos ocorrem entre o primeiro e segundo domingos do mês de julho. No ano passado, participaram aproximadamente 40 mil pessoas. Para esta edição, a de número 194, a programação ainda não foi anunciada pela Irmandade do Divino e a SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo). Os festeiros deste ano são o casal Marco e Elisete Bueno.

Câmara Ronaldo Moschini Gilmar Rotta Paulo Campos Pedro Kawai Osvaldo Schiavolin Wagner Oliveira

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas