Câmara aprova projeto que institui o Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Comissão sobre ‘transgressões do prefeito’ protocola relatório final
Documento reúne questionamentos a respostas apresentadas pelo Executivo a requerimentos encaminhados pela Câmara
Comissão é formada por André Bandeira (PSDB), relator; Laércio Trevisan Jr. (PL), presidente; e Josef Borges (Solidariedade), membro
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A comissão de estudos instaurada na Câmara pela Resolução 12/2023, com o objetivo de “avaliar transgressão relacionada a infrações políticas e administrativas do prefeito municipal”, protocolou na quarta-feira (13) o relatório final dos trabalhos. O colegiado é formado pelo presidente, Laércio Trevisan Jr. (PL), e pelo relator, André Bandeira (PSDB), que assinam o documento. Já o vereador Josef Borges (Solidariedade), que integra como membro, não é signatário —ele apresentou relatório em separado.
O documento assinado por Trevisan Jr. e André Bandeira está anexado, na íntegra, junto com esta matéria, assim como o parecer em separado de Josef Borges. Os arquivos podem ser acessados ao final do texto.
O relatório final recorda que a comissão foi motivada por uma série de requerimentos de informações que não tiveram “devida resposta” ou que “foram muito evasivas” da Prefeitura. São listadas 12 proposituras que, segundo o colegiado, se enquadrariam nesta característica: os de números 32, 75, 201, 241, 258, 287, 296, 373, 451, 470, 521 e 658, todos protocolados em 2023.
Também é citada a convocação do secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, que compareceu para ser sabatinado na Câmara no dia 15 de junho. Dentre os principais assuntos tratados com o titular da Simap foi o pedido de informações sobre sindicância, instaurada na Prefeitura, para apurar material contaminado que estava depositado no prédio da antiga Emdhap. Foi questionado, ainda, como se opera o contrato para coleta de resíduos sólidos firmado pela Pasta com o Consórcio Piracicaba Ambiental.
Na conclusão, a comissão argumenta que “são inúmeros e gritantes os fatos que estão ocorrendo na cidade” e que “a falta de zelo e respeito para com a coisa pública é nítida e salta aos olhos”. Acrescenta ainda que “existem evidências claras de que o prefeito e seus comissionados mais próximos não estão atuando com a devida transparência pela cidade” e de que há “incoerências nas informações e inúmeras suspeitas sobre a lisura” no trato com a administração pública.
Embora o documento não seja conclusivo quanto a eventuais punições aos agentes públicos, ele aponta que diante das respostas claras, torna-se imperativo que esse assunto seja investigado mais profundamente, inclusive por meio do sistema judiciário, a fim de garantir a responsabilidade pública. “A cassação do mandato do prefeito pelo descumprimento da Lei Orgânica do Município e da Constituição Federal não é somente uma punição, mas salvaguarda para a democracia”, conclui.
O documento ainda solicita que a Câmara providencie o encaminhamento de uma cópia integral de todo o processo da comissão de estudos ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), assim como recomenda o envio para o Ministério Público, à Polícia Federal, à Receita Federal, à Secretaria da Fazenda do Estado e ao GAECO-SP (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).
Já o relatório conclusivo em separado assinado por Josef Borges questiona a tramitação do projeto de resolução que instalou a comissão de estudos, aponta que oito requerimentos citados como objetos de investigação foram “devidamente respondidos” pelo Executivo e esclarece a situação de imóveis públicos também avaliados pelo colegiado.
Notícias relacionadas
Moção de aplausos para empresa de produções orgânicas é aprovada
Vereador pede informações sobre atendimento na USF Gran Park/Vida Nova
Moção de aplausos em homenagem a rede de supermercados é aprovada
Requerimento pede detalhes sobre elaboração de respostas da Prefeitura
Câmara aprova moção de aplausos para liderança religiosa
Propositura pede detalhes sobre contratos de oftalmologia no município
Requerimento pede informações sobre ação judicial envolvendo o Semae
Moção celebra quatro décadas de empresa do setor metal-mecânico
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Clínica receberá voto de congratulações pelos 18 anos da fundação
Requerimentos solicitam dados sobre contratos entre Prefeitura e FIPE
Tribuna Popular: orador critica dificuldades enfrentadas por autistas
Câmara aprova ampliação de transporte para pessoas com deficiência
Orçamento de Piracicaba: Câmara debate propostas e emendas para 2025