Novo estúdio da TV Câmara visa ampliar produções audiovisuais da Casa
Criação de Fórum em Defesa da Cultura recebe parecer conjunto
Comissão de Educação emitiu parecer conjunto com Comissão de Finanças e CLJR, nesta sexta-feira (22)
Com parecer conjunto, assinado em reunião da Comissão de Educação e Cultura, nesta sexta (22), projeto ficou apto para votação em Plenário
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Piracicaba emitiu parecer conjunto com a Comissão de Finanças e Orçamento e com a CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) para o projeto de decreto legislativo nº 63/2024, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade, que institui na Casa o Fórum Plurianual em Defesa da Cultura do Município de Piracicaba. A Comissão de Educação analisou o projeto em reunião realizada nesta sexta-feira (22), com a participação dos vereadores Rai de Almeida (PT), presidente e Sérgio da Van (PRD), relator.
Com o parecer conjunto das comissões, a matéria já está apta para votação pelo Plenário. O projeto prevê que o fórum vai iniciar os trabalhos em janeiro de 2025 e se encerrará em dezembro de 2028. De acordo com a justificativa da autora, o fórum tem o objetivo de estabelecer um espaço institucional de discussão sobre arte e cultura, tendo como protagonistas os trabalhadores do setor artístico-cultural, representando seus coletivos e dialogando com o poder público acerca das ações culturais por ele desenvolvidas.
O fórum terá como funções apresentar e acompanhar propostas para construção ou melhorias de legislação municipal específica no campo da cultura; pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas existentes sobre atividades que envolvam a produção e o desenvolvimento artístico-cultural no município, além de promover reuniões com autoridades, empresas, entidades afins e a sociedade civil sobre a cultura, entre outras atividades.
O fórum ainda deverá realizar estudos sobre os serviços prestados pelo poder público e propor melhorias; acompanhar a permanência de Piracicaba no Sistema Nacional de Cultura; criar mecanismos de atuação e de integração da diversidade artístico-cultural; trabalhar para a ampliação gradativa do orçamento destinado à cultura e também acompanhar a implementação do Plano Municipal de Cultura e sugerir ações que possam assegurar a democracia, a pluralidade e o respeito à diversidade.
O projeto prevê que a coordenação do fórum ficará a cargo do gabinete da vereadora Sílvia Morales e contará com a participação de representantes da Procuradoria Geral do Município, da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural), da Secretaria Municipal de Governo, do Comcult (Conselho Municipal de Políticas Culturais) e de cada coletivo ou movimento artístico-cultural, formalizado ou não, que tenha interesse em contribuir com o Fórum, desde que comprove atuação mínima de dois anos no município de Piracicaba.
“O Fórum Plurianual será um instrumento importante para a implementação de uma governança democrática, voltada para o desenvolvimento, o reconhecimento e a valorização da arte e da cultura piracicabanas, contribuindo para que Piracicaba avance em suas metas estabelecidas no Plano Municipal de Cultura, que foi construído com a participação da sociedade artística-cultural”, defende a autora, na justificativa.
Notícias relacionadas
Diretora da Esalq, Thais Vieira, recebe Título de Cidadã Piracicabana
Câmara sedia diplomação de vereadores, prefeito e vice eleitos em 2024
'Saio de cabeça erguida', conclui parlamentar
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Câmara aprova resolução que consolida denominações de espaços físicos
Associação Remo de Piracicaba receberá moção de aplausos da Câmara
Bonde da Esalq celebra romantismo da primeira metade do Século 20
Aprovado o Programa de Fomento às Cadeias Produtivas Agropecuárias
Câmara aprova alteração de prazos para envio de leis orçamentárias
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Presidente oficializa criação da primeira CIPA na Câmara
Piracicaba vai contar com Política de Incentivo à Energia Solar
Câmara aprova quatro votos de congratulações
Câmara implementa melhorias para acessibilidade visual nos prédios