EM PIRACICABA (SP) 18 DE DEZEMBRO DE 2020

Em homenagem a patrono, Câmara abre Memorial Prudente de Moraes

Espaço localizado no hall do Salão Nobre evidencia história do político que atuou como vereador e ex-presidente da Câmara




Toque na imagem para aumentar

Vereadores descerram placa do Memorial, em solenidade nesta sexta

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A Câmara entregou na manhã desta sexta-feira (18) o Memorial Prudente de Moraes, criado pela equipe do Departamento de Documentação e Transparência, com o propósito de enaltecer o ex-vereador e ex-presidente da Casa, também conhecido por se tornar o primeiro presidente civil da República. O espaço fica no hall do Salão Nobre Helly de Campos Melges.

Em uma pequena solenidade, que respeitou as regras de distanciamento social, o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (CID), lembrou que antes havia apenas um sofá e um quadro de Prudente de Moraes no espaço e que, nos dois mandatos de vereador, sempre ao subir as escadas para acesso ao local, era uma cena que lhe incomodava.

Ele lembrou que Prudente de Moraes é uma das figuras políticas mais importantes da cidade, tendo iniciado sua trajetória em Piracicaba, na Câmara, como vereador e presidente. “É o patrono da Câmara de Vereadores e se projetou como deputado provincial, deputado geral, governador paulista, senador, até chegar ao cargo de presidente da República. Era preciso valorizar essa história”, disse Gilmar.

O presidente disse ainda que a mudança teve praticamente custo zero para a Câmara. “Providenciamos as persianas e o material para revestir as paredes, enquanto a SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) nos cedeu parte do mobiliário, por meio do Museu Prudente de Moraes. A equipe do Departamento de Documentação e Transparência pensou em todo o conteúdo, como ainda nas informações sobre Prudente e fotografias”, explicou Gilmar, que, na sequência, fez o descerramento da placa de inauguração.

Para Gilmar, o caráter educativo é um dos pontos positivos do novo espaço, já que a Câmara recebe, diariamente, estudantes das escolas municipais e estaduais, por meio do programa Conheça o Legislativo. “Agora, o trajeto ficará mais didático. As crianças começam a visita no Marco Histórico da Cultura Negra, seguem para o Plenário Francisco Antonio Coelho e, antes de chegarem ao Salão Nobre, visitam o Memorial Prudente de Moraes”, destacou.

Segundo o diretor do Departamento de Documentação e Transparência, Bruno Didoné de Oliveira, o trabalho foi realizado pela arquivista Giovanna Fenili Calabria e as estagiarias Gabriella Barretto, Eduarda Moretti, Bianca Andrade, Laura Lima e Vitória Melega. “Com esse espaço, a Câmara reafirma sua preocupação com a educação para a cidadania, um dos pilares do programa Parlamento Aberto. Por estar próximo ao Salão Nobre, é um local de grande visibilidade, que recebe público espontâneo para as solenidades e reuniões, o que permitirá que muitas pessoas conheçam a história de Prudente”, menciona.

No ato também compareceram o vice-presidente Pedro Kawai (PSDB), as vereadoras Nancy Thame (PV) e Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PSL), além dos parlamentares André Bandeira (PSDB), Matheus Erler (PSDB) e Marcos Abdala (REP).

Também acompanharam os diretores dos departamentos da Casa: Filipe Vieira (Assuntos Jurídicos), Fábio Dionísio (Assuntos Legislativos), Mauro Rontani (Administração), Felipe Marchiori (TV Câmara), Luciano Júnior (Relações Públicas e de Cerimonial) e Valéria Rodrigues (Comunicação).

Bruno Didoné de Oliveira também apresentou três documentos que fazem parte do acervo do Departamento de Documentação e Transparência: um compilado de três documentos textuais e manuscritos, que permitem reconstituir parte da história do município, da fundação (em 1767) até a mudança de margem do rio (em 1784); a ata de posse de Prudente de Moraes para o primeiro mandato de vereador, assumido em 7 de janeiro de 1865; e o relatório entregue à Câmara em 1918, pelo então prefeito Fernando Febeliano da Costa, sobre os esforços do município para conter a epidemia da Gripe Espanhola.

Câmara André Bandeira Gilmar Rotta Matheus Erler Adriana Nunes Nancy Thame

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas