
Câmara vota requerimentos sobre transporte, ecopontos e manutenção de espaços
O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), esteve no bairro Bosque da Água Branca, na manhã desta quinta-feira (22), para ouvir reivindicações de um grup (...)
O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), esteve no bairro Bosque da Água Branca, na manhã desta quinta-feira (22), para ouvir reivindicações de um grupo de 15 moradores. O encontro, na avenida Laudelina Cotrim de Castro, tratou principalmente da obra para o aumento da capacidade de escoamento do córrego Água Branca.
Atualmente, o trecho que passa por intervenção é o cruzamento da via com a rua Santa Catarina. As melhorias também serão feitas no encontro da avenida com as ruas João Tedesco e Leogildo Salvagni ––os três pontos somam 100 metros de extensão. Devido ao aumento da vazão do córrego, estão sendo colocadas aduelas (espécies de tubos retangulares) com 5 metros de base por 2 metros de altura.
Os trabalhos começaram com a escavação no cruzamento da rua Santa Catarina ––as aduelas já foram instaladas, e agora estão sendo feitos o aterro e a recomposição do asfalto. Com investimento de R$ 700 mil, a obra está sendo executada pela Pontuali, que venceu a licitação aberta pela Prefeitura.
Na reunião com João Manoel, nesta quinta-feira, os moradores do Bosque da Água Branca agradeceram o empenho do vereador na conquista da melhoria, reivindicada há mais de 30 anos, e o respaldo dado pela administração municipal. "A gente agradece ao vereador João Manoel, que está conosco desde o início, e ao prefeito Barjas Negri, que não fugiu à luta, porque já passaram vários prefeitos aqui; ele atendeu nosso pedido e agora está sendo concluída esta obra", disse Helena da Silva, 70.
"A única coisa que eu gostaria de ter uma resposta é sobre a necessidade do desassoreamento da rua Santa Catarina até a margem do córrego do Piracicamirim, porque, quando essa obra for concluída, a água não terá escoamento para o riacho onde ela vai desembocar, perto de onde ficam outras casas do Bosque. Há necessidade de fazer o desassoreamento na mata atrás da sede do Pelotão Ambiental", explicou a líder comunitária.
Na opinião de Helena, as aduelas poderiam ser colocadas até o final. "Tem que continuar a mesma largura: aqui está 5 metros de largura por 2 metros de altura, então nós queremos que, se for possível ainda este ano, continue este trabalho, porque agora é época de chuva. Como estamos há 30 anos debatendo o problema da enchente aqui, há a necessidade de não prejudicar os outros moradores da continuação do Bosque da Água Branca, para que, quando chover, não alagar as casas dos vizinhos", observou.
João Manoel lembrou que o desassoreamento do córrego "é uma reivindicação antiga da comunidade". "A Prefeitura atendeu com muita presteza e está sendo feita uma grande obra", disse o vereador, enaltecendo o trabalho do prefeito, do secretário de Obras, Arthur Ribeiro Neto, da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente e do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e a "colaboração da mídia, porque sem ela seria muito mais difícil" realizar a melhoria no bairro.
O parlamentar também comentou a preocupação expressa pela líder comunitária Helena da Silva. "Pelo que soube, esta obra também está inclusa nesse pacote. A comunidade está ansiosa pela conclusão do desassoreamento do rio daqui para baixo, porque todo esse volume de água que vem da nascente do córrego, chegando aqui, se não desassorear dessa parte para baixo, ele vai gerar um acúmulo na parte abaixo do Bosque da Água Branca. Vamos acompanhar para que as obras aconteçam a contento da comunidade", afirmou.
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTOS: Davi Negri / MTB 20.499
Câmara vota requerimentos sobre transporte, ecopontos e manutenção de espaços
Postão, no Centro, precisa de manutenção, diz vereador em requerimento
Câmara aprova criação de programa de incentivo ao primeiro emprego
Vereador destaca "Dia D" de vacinação contra a gripe, neste sábado (10)
Câmara aprova entrega de medalha a líder empresarial sul-coreano
Vereador questiona planejamento para revitalização do Zoológico
Câmara inclui o Dia Municipal do Samba no calendário oficial da cidade
Vereador questiona detalhes sobre viaturas e armamentos destinados à GCM
Atraso na emissão de alvarás de construção é questionado na Câmara
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba