
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Falta de transparência e investimento na área tecnológica são criticadas em reunião
A necessidade de um modelo de gestão para o avanço das pautas de ciência e tecnologia foi considerada fundamental pelos participantes do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Piracicaba, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (26).
A visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba foi um dos temos abordados na reunião do Fórum, que está sob a coordenação da vereadora Rai de Almeida (PT). A vereadora relatou que no Parque de Sorocaba há um modelo de gestão que difere em termos de autonomia e independência, já que existe a figura do gestor para discutir políticas públicas necessárias para a sociedade. “Além disso, existe mobilização para eventos, formação, busca por empresas para inserção no âmbito tecnológico e busca ativa para atrair novos empreendimentos para o Parque Tecnológico”, disse.
Os participantes do Fórum ressaltaram que um modelo de gestão eficiente para o Parque Tecnológico de Piracicaba deve ser desenvolvido com a participação do Poder Executivo Municipal na discussão e implementação das políticas voltadas para ciência, tecnologia e inovação. Segundo Rai de Almeida, a questão deve ser abordada com calma e determinação para a mudança da gestão do Parque Tecnológico, que tem uma importância significativa na cidade.
As respostas ao requerimento 1120/2023, que solicitava ao chefe do Executivo informações sobre o Parque Tecnológico de Piracicaba “Engenheiro Emílio Bruno Germek”, também forma debatidas na reunião. A vereadora relatou que muitas questões importantes não foram devidamente respondidas. “É inaceitável que, em um contexto de ciência, tecnologia e inovação, a documentação de prestação de contas não esteja acessível online, refletindo uma falta de transparência. Além disso, há uma falta de investimento adequado da prefeitura na área tecnológica”, criticou a coordenadora do Fórum.
Participaram da reunião do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia representantes das seguintes entidades: Secretaria de Saúde; Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP); Cena/USP; FOP Unicamp; Sesi Piracicaba; Etec Dep. Ary Camargo Pedroso; Simesp; e o Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba.
A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 30 de abril e deverá abordar a evolução da discussão do planejamento, com os avanços nas leituras das legislações e propostas de mudanças no arcabouço legal no âmbito da ciência e tecnologia.
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
PL que autoriza remanejamento de verbas para entidades é aprovado na Câmara
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Câmara realiza extras para votar créditos de R$ 64 mi e LDO 2026
Em comunicado, Câmara anuncia reunião extraordinária para votar PL 136/2025
Vereadora aponta falta de participação popular em Plano de Arborização
Projeto de saúde bucal a vítimas de violência é destaque em reunião da Rede
'Semana de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal' é instituída na Câmara
Lideranças defendem núcleo de atendimento de doenças falciformes em Piracicaba
Câmara aprova cinco novas denominações para espaços públicos da cidade
Vereadora aborda eventos sobre anemia falciforme, assistência social e misoginia
Vereador cobra esclarecimentos sobre participação de Piracicaba no Cismetro
Câmara aprova denominações em homenagem a médico e a trabalhador da construção