EM PIRACICABA (SP) 04 DE FEVEREIRO DE 2020

Gilmar Rotta defende centro para atender homens em horário alternativo

Vereador propõe criação de centro de referência que abra das 13h às 22h para atender homens que, por conta da jornada de trabalho, acabam recorrendo a prontos-socorros.




Toque na imagem para aumentar

Pedido vem sendo feito por Gilmar Rotta desde 2014

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Diante da indisponibilidade de parte da população masculina em procurar atendimento médico, por conta da jornada de trabalho que cumpre, o vereador Gilmar Rotta (MDB) levou ao Executivo a proposta de criação de um Centro de Referência em Saúde do Homem em Piracicaba, nos moldes do centro especializado voltado às mulheres já existente na cidade.

O pedido, feito pela primeira vez pelo parlamentar em 2014, é objeto da indicação 64/2020, protocolada na Câmara. No documento, Gilmar Rotta se apoia no defendido pela Sociedade Brasileira de Urologia, sobre a necessidade de haver um centro de referência para servir de "porta de entrada" ao atendimento do homem e "melhorar seu acesso ao SUS" (Sistema Único de Saúde).

"Hoje, o homem, se tiver suspeita de alguma doença, procura a UBS [unidade básica de saúde], que o encaminha ao ambulatório de especialidades, e aguardará talvez meses para a primeira consulta", expressa o vereador na indicação.

Nas respostas aos quatro pedidos anteriores enviados por Gilmar Rotta (nas indicações 3.275/2014, 21/2017, 129/2018 e 410/2019), a Secretaria Municipal de Saúde tem argumentado que segue diretrizes nacionais no atendimento ao homem, sendo mais eficaz, na avaliação da pasta, manter as ações descentralizadas por meio da atenção básica.

"Procuramos capacitar nossos profissionais a olhar além do câncer de próstata e abordar, também, questões ligadas ao tabagismo, etilismo, obesidade, saúde do trabalhador, entre outras. Para os casos que realmente necessitam de urologia, temos a nossa referência na área, atualmente muito fortalecida com a presença da Residência Médica em Urologia da Secretaria Municipal de Saúde", afirmou o secretário Pedro Mello em 2018.

"As ações desenvolvidas pela atenção básica destinadas à saúde do homem devem ocorrer prioritariamente de maneira descentralizada, com o objetivo de facilitar o acesso ao serviço de saúde. Concluímos que, neste momento, não existem elementos que justifiquem a implantação do Centro de Referência em Saúde do Homem", respondeu o secretário em 2019.

"Realmente a atenção básica faz esse acompanhamento. O grande problema é o homem ir à atenção básica, porque ela funciona das 7h às 16h", pondera Gilmar Rotta, sobre o horário coincidir com o de trabalho da maioria dos homens. "Eles entram às 7h e saem às 17h. Depois desse horário, o que tem aberto para atendê-los? Ao passo que, se tiver um centro de referência, principalmente para o controle de hipertensão, diabetes e próstata, com horário diferente do funcionamento da UBS, você consegue trazer esses homens para dentro da rede de saúde pública", comenta o vereador, em entrevista.

A proposta de Gilmar Rotta na indicação é de que o centro de referência conte com "equipe multidisciplinar para esclarecimentos, informações e agilização de consultas e exames". "Teria que ter clínico, cardiologista e urologista, com espaço próprio para dar esse atendimento em horário diferenciado: em vez de abrir às 7h e fechar às 16h, que abra às 13h e feche às 22h."

"Sempre estou conversando com o Pedro Mello, e a Secretaria Municipal de Saúde continua mostrando que o caminho é o posto de saúde, o PSF. E de fato é, mas, se a pessoa trabalha no mesmo horário do posto, ela acaba indo ao pronto-socorro à noite. Isso gera sobrecarga no atendimento a partir das 18h no pronto-socorro, que tem uma finalidade específica. Se estou com tosse, gripe, e não tenho tempo de ir ao posto de saúde, aonde vou? Ao pronto-socorro, à noite, para passar pelo médico. Por isso a importância do centro de referência", reforça Gilmar Rotta.

Saúde Gilmar Rotta

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas