EM PIRACICABA (SP) 22 DE OUTUBRO DE 2019

Kawai divulga lei que dá prioridade à pessoa acima de 80 anos em filas

Lei federal vale desde 2017 e dá prioridade no atendimento a pessoas acima de 80 anos em relação a idosos de idade inferior em filas que já são preferenciais.




Toque na imagem para aumentar

Pedro Kawai ocupou a tribuna durante a reunião ordinária desta segunda-feira

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




A prioridade, garantida pela lei federal 13.466/2017, no atendimento a pessoas acima de 80 anos em relação a idosos de idade inferior em filas que já são preferenciais foi destacada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), na tribuna, durante a 61ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (21).

A regra, sancionada pelo ex-presidente Michel Temer, está em vigor há dois anos e passará a ter sua divulgação reforçada em Piracicaba após mobilização que envolve a Câmara, a Prefeitura, a empresa de transporte público Via Ágil, o Conselho Municipal do Idoso e associações que representam a terceira idade na cidade.

Pela lei federal, pessoas com 80 anos ou mais têm preferência no atendimento em serviços públicos e privados em relação aos demais idosos (exceto na saúde quando envolver situação de emergência). "Pouca gente conhece isso. É importante trabalharmos para, junto com a Prefeitura e diversas entidades, todos se unirem na divulgação", disse Kawai. 

"Vamos pedir o apoio do setor empresarial e da saúde, das redes pública e privada, para que façam respeitar essa preferência", completou o vereador, que esteve presente no lançamento da campanha em Piracicaba.

"Que a gente possa cada vez mais ajudar na divulgação desses direitos e fortalecer as políticas públicas na proteção das pessoas idosas. Afinal, trabalharam a vida toda, se aposentaram, sustentaram as suas famílias e agora têm o direito de ter esse reconhecimento", ressaltou o parlamentar.

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas