EM PIRACICABA (SP) 14 DE FEVEREIRO DE 2020

Mestre Godinho receberá Título Honorífico de Líder Comunitário

Vereador Laércio Trevisan entregará homenagem




Toque na imagem para aumentar

Propositura de autoria do parlamentar foi aprovada nesta quinta-feira (13)

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O professor e mestre de capoeira Eugenio Morato de Jesus, conhecido como Mestre Geninho, receberá da Câmara de Vereadores o Título Honorífico de Líder Comunitário. A homenagem foi aprovada na noite desta quinta-feira (13) e será entregue pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), autor do decreto legislativo 44/2019.

Natural de Piracicaba, Mestre Geninho nasceu em 14 de fevereiro de 1959 e é filho de Sebastiana Candido Morato e de Benedito Osvaldo Morato de Jesus. Mestre Geninho iniciou seu estudo cultural em 1977. Seu pai tocava cavaquinho e seu tio Bidi tocava viola. É sobrinho, pelo lado materno, de uma das mais expressivas figuras da cultura popular piracicabana, Antonio Candido, o lendário Parafuso, cantador de cururu, cujos feitos levaram a designar uma praça em seu nome, a praça do Parafuso.

Mestre Geninho iniciou na capoeira em 1978 com Claudival da Costa, o saudoso Mestre Cosmo, “pessoa pela qual Geninho tem enorme consideração, respeito e gratidão pelos ensinamentos de técnica e coordenação de movimentos”, destacou Trevisan.

Por nascer em um berço cultural, Mestre Geninho aprendeu a tocar inúmeros instrumentos, como cavaquinho, violão, pandeiro e berimbau. Fez parte do Grupo Vila Samba, fundado em 1978, e do Grupo Sambeleza, de Limeira.

É diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias Gráficas de Piracicaba e região, onde também ocupou o cargo de presidente.

Recentemente, Mestre Geninho recebeu a Medalha de Mérito Cultural da Semactur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo), em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos na área de tradições populares.

Legislativo Laércio Trevisan Jr

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas