EM PIRACICABA (SP) 27 DE NOVEMBRO DE 2013

Paiva recebe a “Comenda Machado de Assis”

Conferida pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, busto de bronze é o reconhecimento pela defesa da categoria dos serviços públicos.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


Pela primeira vez em 50 anos de sua instituição, a maior honraria concedida a quem dedica-se à defesa dos interesses dos servidores públicos foi entregue a um militante fora do território da capital do país. O vereador e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara de Vereadores, José Antonio Fernandes Paiva, foi reconhecido pela CSPB (Confederação dos Servidos Públicos do Brasil) com a comenda “Machado de Assis”, patrono dose servidores públicos, em solenidade que comemorou os 25 anos do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e região. A homenagem foi entregue pelo presidente da entidade José Osmir Bertazzoni, pelo Prefeito de Piracicaba Gabriel Ferrato dos Santos (PSDB) e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB).

Bertazzoni no seu pronunciamento evidenciou a ousadia do vereador Paiva e o seu apoio à entidade nestes 25 anos de existência. “Para mim quem foi o primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e região foi o Paiva que sempre nos direcionou e nos deu respaldo para que o nosso sindicato chegasse ao Jubileu de Prata com muito sucesso”, declarou.

“Paiva sempre defendeu os servidores públicos independente de qual partido político que estava no poder”, enfatizou Bertazzoni.

Autoridades estiveram presentes ao evento como o Prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato dos Santos, o Prefeito de São Pedro, Hélio Zanatta, o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, João Manoel dos Santos e os vereadores Gilmar Rotta, Francisco Almeida do Nascimento, Laércio Trevisan Junior e Paulo Roberto de Campos, além de diretores e funcionários da entidade e servidores públicos municipais.

“Eu tenho as características dos bancários estar sempre à disposição da classe trabalhadora, nos fizemos o que os seres humanos fazem a relação de amizade com a família do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, e neste momento uma pessoa esta sendo homenageada e nós sabemos quantas pessoas estiveram ao lado dos servidores nestes 25 anos, e não foram poucos, é por isso que valorizo este momento”, declarou Paiva emocionado.

“Quero colocar o sindicato e o meu mandato à disposição dos servidores públicos municipais e aprendi com o Osmir que conversar é muito mais importante que uma decisão da justiça. Quando colocamos um terceiro ator na conversa nós não garantimos que a justiça seja bem feita. O diálogo é muito importante”, enfatizou.

 

COMENDA MACHADO DE ASSIS

 

O título criado leva o nome de Machado de Assis por ser considerado um dos mais notáveis personalidades da literatura brasileira e por sua atuação como servidor público. Machado de Assis atuou no Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, no Ministério do Comércio e no Ministério das Obras Públicas. Como jornalista, além de repórter, utilizava os periódicos para a publicação de crônicas, nas quais demonstrava sua visão social, comentando e criticando os costumes da sociedade da época, como também antevendo as mutações tecnológicas que aconteceriam no século XX, tornando-se uma das personalidades que mais popularizou o gênero no país.

Machado de Assis nasceu em 1839 e faleceu em 1908. Foi escritor brasileiro e iniciou sua carreira de funcionário público em 1867. Ocupou a cadeira 23 da ABL (Academia Brasileira de Letras), cujo patrono era José Alencar (Patrono da Academia Brasileira de Letras).

Machado de Assis é patrono do servidor público, título instituído pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil há 45 anos.

Esta honra ao mérito Machado de Assis, é destinado a autoridades que desempenham relevantes trabalhos na sociedade. Já foi destinado ao senador Paulo Paim (PT), ao deputado federal Roberto Lucena (PV), ao Ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT), ao deputado federal Geraldo Campos (PMDB), ao ex-presidente da República e senador José Sarney (PMDB), ao ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi (PDT), a Mônica Valente sindicalista reconhecida internacionalmente na luta pelos servidores públicos, hoje secretária geral da ISP (Internacional dos Servidores Públicos), e agora ao vereador e presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, José Antonio Fernandes Paiva.

Pela primeira vez na história do Brasil, esta homenagem deixa o território do Distrito Federal e consagra personalidades tão importantes quanto aqueles que já foram homenageadas.

Segundo Bertazzoni, Paiva é merecedor desta honraria pelos relevantes serviços prestados à comunidade piracicabana seja como presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região ou como vereador e em especial pelo cuidado que tem perseguido sua vida no trato com os servidores públicos de Piracicaba.

José Paiva Homenagem

Texto:  Assessoria parlamentar

Notícias relacionadas