EM PIRACICABA (SP) 08 DE JULHO DE 2020

Pelo sexto ano, campanha Julho Amarelo estimula prevenção às hepatites

Piracicaba é pioneira na campanha de conscientização; ações na Câmara são desenvolvidas pelo gabinete do vereador Pedro Kawai




Toque na imagem para aumentar

Em sua fachada, Câmara instalou fita amarela, símbolo da campanha

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Pioneira no trabalho de conscientização e prevenção às hepatites virais, Piracicaba recebe este mês as ações do "Julho Amarelo”, desenvolvidas por meio de força-tarefa entre a Câmara de Vereadores de Piracicaba, Caphiv (Centro de Apoio HIV/Aids e Hepatites Virais) e Secretaria Municipal de Saúde. Este é o sexto ano que a campanha acontece na cidade. 

Doenças inflamatórias que possuem predileção pelas células do fígado para sua replicação, as hepatites virais (A, B, C, D e E) causam desde quadros leves com poucos ou nenhum sintoma, até formas agudas graves fulminantes. Podem se tornar crônicas e evoluírem para cirrose e câncer hepático. São causadas por vários vírus e suas formas de transmissão são variadas. Em todos os casos, podem ser evitadas com alguns cuidados.

O suporte da Câmara para a realização das ações da campanha estará aos cuidados do gabinete do vice-presidente da Casa, vereador Pedro Kawai (PSDB). Para o parlamentar, é fundamental que um órgão público, como a Câmara, esteja engajado em iniciativas que levam a informação e colaborem com a saúde pública dos cidadãos. "Mais uma vez a Câmara se debruça em uma campanha importante para a saúde do município, em um mês de referência para a conscientização das hepatites virais. É preciso alertar a população que a transmissão dessas doenças é maior do que o HIV/Aids. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado", diz Kawai.

A participação da Câmara no Julho Amarelo está prevista no requerimento 19/2020, de autoria de Kawai, aprovado em 6 de fevereiro, na 2ª reunião ordinária de 2020. O suporte da Câmara para a campanha começou em 2015, amparado no decreto legislativo 8/2015, o que coloca o Legislativo piracicabano como pioneiro na questão, já que o Julho Amarelo somente se tornou lei federal no ano passado (13.802/2019). No mundo, o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é o 28 de julho (Dia D de Combate), instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo a presidente interina do Caphiv, Mayara Silva, a campanha é direcionada a todos os públicos, no entanto, o maior foco em 2020 é na população idosa, já que ela possui o maior número de casos positivos da doença. "Aproximadamente 20 mil pessoas viviam com o vírus das hepatites virais em nosso município. Hoje não sabemos ainda os novos dados e estamos aguardando números atualizados para apresentar no decorrer da campanha", informou a presidente. 

Nos últimos anos, a abertura da campanha ocorreu na primeira semana de julho, com ato simbólico em frente ao prédio da Câmara, e debate no Salão Nobre Helly de Campos Melges, o que não foi possível nesta edição, já que as atividades presenciais na Casa de Leis estão suspensas como forma de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). 

Durante todo o mês, a fachada do prédio principal da Câmara ––na rua Alferes José Caetano, 834–– terá uma faixa amarela. Também para remeter ao assunto, a fita amarela ––símbolo da campanha–– foi inserida no topo do site oficial www.camarapiracicaba.sp.gov.br. Está prevista ainda a veiculação de campanha de conscientização, sendo o material desenvolvido pelo Departamento de Comunicação e com suporte do gabinete do vereador Pedro Kawai.

Também em função da pandemia, o Caphiv irá intensificar a campanha por meio de vídeos, fotos e cartazes que alertam sobre a importância da realização dos testes gratuitos oferecidos no município.

Além das unidades de saúde do município, a entidade oferece gratuitamente testes para HIV, sífilis e hepatites virais (todos de forma sigilosa) e conta com suporte de psicóloga, assistentes sociais e da enfermeira responsável Fernanda Tonin, na sede dos projetos Não Viralize a Ignorância – Conheça e Prevenção na Quebrada (rua Jorge Zohlner, 322, bairro Morumbi). Neste caso, o agendamento deve ser feito pelos telefones 4102-3389 e 98722-7079.

Câmara Saúde Pedro Kawai

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas