EM PIRACICABA (SP) 19 DE JULHO DE 2019

Procuradoria da Mulher da Câmara apresenta fluxograma de atendimento

Outras instituições da cidade detalharam seus trabalhos na terceira reunião da comissão responsável, nesta quinta-feira.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


Na sequência dos trabalhos de elaboração de um fluxograma de atendimento às mulheres vítimas de violência na cidade, a comissão responsável, formada por integrantes da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher, reuniu-se em um terceiro encontro nesta quinta-feira (18), na sede da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).

Durante a reunião, foi apresentado o fluxograma individual da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, pela procuradora e vereadora Nancy Thame (PSDB). Criado por meio da resolução 2/2018, junto com a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), o órgão independente tem o propósito de "fomentar e ampliar a participação efetiva das vereadoras no processo de inserção, acompanhamento e fiscalização dos programas governamentais, em ações para coibir a discriminação e a violência contra a mulher e cooperar com organismos na promoção dos direitos e da igualdade de gênero".

Acompanhado pelo Conepir (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba), o serviço do Disque Racismo (156) também teve fluxograma próprio apresentado pela conselheira Marilda Soares, que é chefe de gabinete da vereadora Nancy Thame e representante do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra. Neste caso, o objetivo é dar auxílio no encaminhamento de denúncias de violência racial contra as mulheres.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Sônia Pateis, apresentou dois fluxogramas da Guarda Civil Municipal: um do recebimento de denúncias do serviço Disque 153 e outro de medidas protetivas enviadas pelo Fórum de Piracicaba. No decorrer da reunião também foi exposto o fluxograma individual do Ministério Público do Estado de São Paulo, pela promotora de Justiça Maria Christina Marton Freitas.

O terceiro encontro contou ainda com a presença da secretária da Smads, Eliete Nunes; da presidente do Conselho Municipal da Mulher, Laura Queiroz; de Veridiana Ricci, coordenadora do Creas I e II (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); de Nathália Ballestero, soldada da Polícia Militar de Piracicaba; e de Rosalia Toledo Ometto, representando a Sociedade Metodista de Mulheres, da Catedral Metodista de Piracicaba.

A COMISSÃO – Formada em reunião da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher, no último dia 11 de junho, o objetivo da comissão é apresentar, ao final das atividades, um fluxograma geral que norteie as instituições e entidades quanto aos encaminhamentos necessários em casos de atendimento de mulheres vítimas de violência no município.

Procuradoria Especial da Mulher Nancy Thame

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas