
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores
Primeira reunião de 2024 da Procuradoria Especial da Mulher e Rede de Atendimento e Proteção à Mulher aconteceu nesta quarta (24), na Câmara
Programação prevê a realização de palestras, atividades culturais, debates e rodas de conversas
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Com o objetivo de organizar a agenda para o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e também para todo o mês, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Piracicaba e a Rede de Atendimento e Proteção à Mulher realizaram, nesta quarta-feira (24), a primeira reunião deste ano.
Procuradora Especial da Mulher na Câmara, a vereadora Rai e Almeida (PT) destacou, durante o encontro, a importância e a satisfação de poder contar com a presença fundamental de um expressivo número das representantes das entidades que compõe a Rede, como o Conselho Municipal da Mulher, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba (Smads) e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), dentre outras. A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, também da Procuradoria da Mulher, reforçou a importância da organização prévia da agenda para 8 de março.
A reunião contou ainda com a presença de Tássia Espego, secretária municipal de governo, representando o prefeito Luciano Almeida (PP). Participaram também representantes da OAB, Polícia Militar, Patrulha Maria da Penha (GCM), Sesc Piracicaba, Siemaco, Defensoria Pública, Simespi, Acipi, Caphiv, Departamento Regional de Saúde (DRSX), CRAS-Vila Sônia, Diretoria de Ensino e da Sociedade Mulheres da Igreja Metodista. “Agradecemos muito a presença de todas vocês neste primeiro encontro de 2024. Esta união e comprometimento evidenciam a força e a garra da mulher e daqueles e daquelas que dedicam o seu trabalho e a sua vida em prol da construção de um mundo melhor e de uma sociedade do bem-viver para todas e todos”, destacou a vereadora Rai de Almeida.
O cronograma com as atividades que estão sendo programadas por todas as entidades deve ser finalizado até o final do mês de janeiro e será posteriormente divulgado. Dentre as ações propostas e que tomarão por base temas como o da prevenção à violência contra a mulher e o da proteção às mulheres vítimas de violência, estão a realização de palestras a serem desenvolvidas em locais variados, atividades culturais diversas (com peças de teatro, apresentações musicais e saraus), debates e rodas de conversas sobre questões que vão desde o machismo estrutural à violência contra a mulher nas escolas, em casa, no trabalho e até na política.
Há também a proposta de ampliação do atendimento já prestado pelas entidades que compõem a Rede e que abrange desde o cuidado com a saúde bucal até a atenção psicológica, jurídica e de proteção da integridade física das mulheres. Durante o encontro, foi também apontada a necessidade de pensar ações voltadas para se “cuidar da mulher que cuida”. Assim, a Procuradoria e Rede devem também desenvolver uma agenda voltada especialmente para a mulher que se dedica a cuidar da mulher, como aquelas que estão, por exemplo, na linha de frente dos atendimentos policiais, dos atendimentos psicossociais e no campo da proteção e da atenção às mulheres de forma geral.
A programação para o mês de março contará também com campanhas publicitárias variadas e que vêm sendo desenvolvidas para serem veiculadas entre os mais variados públicos e que estimulam a prática diária do combate à violência contra a mulher. Segundo a procuradora Rai de Almeida, será a agenda mais intensa dos últimos anos. “Faremos ainda, na Câmara, uma exposição de cartazes publicitários desenvolvidos pelas alunas e alunos do curso de Design do Senac Piracicaba”, destacou por fim Rai de Almeida. “Será um mês de programação intensa”, conclui.
A próxima a reunião da Procuradoria e Rede deve acontecer no mês de fevereiro.
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Vereadora enaltece Semana da Criatividade e Inovação e contesta urgências
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Audiência deve discutir tramitação de processos de regularização de imóveis
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Vereadora destaca início do Plano Municipal do Livro pela Secretaria de Educação
Fórum de Tecnologia debate Plano Diretor de CTI
Entrevista aborda iniciativas sobre clima, cultura e diálogo religioso
Semana de Criatividade e Inovação debate cibersegurança e empregabilidade
Fórum de Cultura reúne propostas de melhorias do setor ao Executivo
Palestras abordam ecossistema de inovação e mudanças tecnológicas
Frente contra Crise Climática define ações em reunião estratégica