EM PIRACICABA (SP) 06 DE JULHO DE 2020

Projeto denomina estrada rural do bairro Tanquã

Iniciativa de Marcos Abdala (REP) denomina estrada com início na rodovia Samuel de Castro Neves e término no bairro Tanquã de “Orlando Françóia”




Toque na imagem para aumentar

O projeto foi aprovado na 21ª reunião extraordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O vereador Marcos Abdala (REP), por meio do projeto de lei 4/2020, propõe a denominação de “Orlando Françóia” para estrada rural que se inicia na rodovia Samuel de Castro Neves e termina no bairro Tanquã. O projeto foi aprovado nesta segunda-feira (6), na 21ª reunião extraordinária remota.

Filho de Francisco Françóia e Gentelina Muniz, Orlando Françóia nasceu em 7 de novembro de 1993, na cidade de Torrinha (SP). Ele teve cinco irmãos.

Na infância, trabalhou no campo com seus pais e irmãos. Na adolescência, mudou-se para Piracicaba, onde trabalhou na antiga Fábrica de Papel Monte Alegre. Posteriormente, passou a trabalhar no Engenho Central, no carregamento de sacos de açúcar.

Orlando trabalhou também em uma loja de roupas, a Casa Muniz, onde permaneceu por sete anos. Neste período, tornou-se autodidata: aprendeu a ler e a escrever, além de desenvolver potencial para a matemática.

Em 1958, conheceu Diva Granuzzio Françóia em uma quermesse da Igreja dos Frades. Em 15 de maio de 1960 casou-se com Diva, com quem teve quatro filhos: Francisco, José Ernesto, Ângela e Reginaldo. Com a experiência adquirida, abriu uma loja de roupas ao lado de sua casa, atuando como comerciante por 42 anos.

Durante 30 anos, participou ativamente das atividades da Igreja São José, ministrando cursos de batismo e ajudando na construção e evangelização da comunidade. Ele faleceu no dia 12 de novembro de 2019, com 86 anos.

Legislativo Marcos Abdala

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas