
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Propositura de autoria do vereador Renan Paes (PL) proíbe a atuação de flanelinhas que cobrem valores ou favores dos motoristas
Projeto está na Pauta da Ordem do Dia da 35ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (16), a partir das 19 horas
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba delibera, em primeira discussão, na 35ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (16), sobre o projeto de lei nº 91/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL), que trata sobre a atividade de guardadores e lavadores autônomos de veículos nas vias públicas. A matéria, que consta na Pauta da Ordem do Dia da reunião, veda esse tipo de atuação para aqueles que cobrem valores ou favores dos motoristas.
O projeto estabelece essa proibição para os guardadores e lavadores que estiverem em desacordo com a Lei Federal 6.242/75, que exige cadastro na Delegacia Regional do Trabalho; que cobrem valores dos motoristas ou que demarquem o solo com cones, faixas ou qualquer objeto para reserva de vaga. Em caso de descumprimento da norma, a multa prevista é de R$ 501 e o dobro em caso de reincidência, no período de cinco anos. A matéria ainda faculta ao Poder Público Municipal elaborar um plano de ação para a inserção social dos guardadores e lavadores de veículos autônomos que forem advertidos pelos órgãos competentes.
Na justificativa do projeto, o autor argumenta que a abordagem dos guardadores e lavadores irregulares de veículos automotores é comumente acompanhada de ameaças implícitas e às vezes explícitas. “Muitos não se contentam com a quantia que lhes é dada e exigem, de forma intimidadora, o pagamento de determinado valor, as vezes até com agressões verbais e físicas contra mulheres e idosos”, coloca o vereador. “Apropriam-se do espaço público cobrando por um local que é tão nosso quanto deles. Em alguns casos os guardadores irregulares cobram valores altíssimos e, por não haver fiscalização, os motoristas acabam pagando o valor por medo de terem seus veículos automotores depredados”.
Salienta ainda que o projeto tem o objetivo de proteger os guardadores e lavadores de veículos regulares, que muitas vezes sofrem ameaças ou são expulsos de pontos. Destaca também a importância da atuação da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Trânsito para efetuar a fiscalização, exigindo que os guardadores estejam registrados na Delegacia do Trabalho e identificados por crachás
“Uma vez que se trata de liberalidade do motorista a contratação dos guardadores regulares, estes não podem ser compelidos a contratá-lo”, avalia ainda Renan Paes, na justificativa do projeto. “A presente proposição se faz necessária, a fim de que o Município crie um banco de dados que contenha as informações de registro dos guardadores, regulamentando aqueles que trabalham de acordo com a legislação, impedindo a atuação irregular destes e a prática da extorsão”.
Primeira discussão – Também em primeiro turno de votação, os vereadores devem votar, na 35ª Reunião Ordinária, o PL nº 97/2025, de autoria do vereador Edson Bertaia (MDB), que adota a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) e institui o Dia Municipal de Combate ao Antissemitismo. E também o PL nº 104/2025, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD), que institui outubro como o mês de Combate à Poliomielite e à Síndrome Pós-Poliomielite no Calendário Oficial de Eventos do Município. E ainda o PL nº 157/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor total de R$ 200 mil no Orçamento de 2025 da Guarda Civil Municipal de Piracicaba, decorrente de excesso de arrecadação.
Em segunda discussão, a Pauta da Ordem do dia traz o PL nº 63/2025, de autoria do vereador André Bandeira, que institui a implantação de dispositivos sonoros internos nos veículos de transporte público coletivo, para informar as pessoas com deficiência visual sobre os locais de desembarque; o PL nº 102/2025, de autoria do vereador Edson Bertaia (MDB), que institui a obrigatoriedade de afixação da “Carta de Direitos da Criança e do Adolescente” nas escolas públicas e privadas e também o PL nº 59/2025, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que institui o “Dia Municipal do Samba” no Calendário Oficial de Eventos do Município, além de projetos para a denominação de espaços públicos.
Estão também listados um projeto de decreto legislativo que trata de solenidade, 18 requerimentos e quatro moções de aplausos, além da moção de apelo nº 131/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, à Polícia Militar do Estado de São Paulo para que o projeto de equoterapia da instituição seja implantado na cidade de Piracicaba e a moção de repúdio nº 136/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL), à reforma tributária sobre o consumo.
A Tribuna Popular está reservada para a oradora Daniela Aparecida Franco, que vai abordar temas sobre a saúde pública e para o orador Paulo Roberto de Campos, que vai falar sobre os servidores públicos municipais. Para o início da reunião, está prevista a entrega da moção nº 105/2025, de autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior (PL), de aplausos à Escola Estadual Honorato Faustino pela conquista da “Meta Diamante”, no Saresp/2024 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
A 35ª Reunião Ordinária será transmitida ao vivo, a partir das 19 horas, pela TV Câmara, nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV e também nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br. Pela Rádio Educativa 105,9 FM, a transmissão tem início às 20 horas.
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Audiência pública, nesta terça, discute obras paralisadas no Mário Dedini
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador discute estação elevatória no Itaperu
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador reforça pedidos de melhorias em área de lazer do Santa Rosa
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia