Encontro entre Presidente da Câmara e prefeito aborda falta de água
Reunião discute expansão de empresas coreanas na cidade
Diretor de associação foi recebido pelo presidente da Câmara nesta quarta-feira (15)
Presidente da Câmara se comprometeu a dialogar com o Executivo para tratar do tema
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Discutir estratégias para otimizar a cadeia de produção industrial, com foco na ampliação do número de empresas coreanas em Piracicaba, foi o principal tema da reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Rerlison Rezende (PSDB), conhecido como Relinho, e o diretor da Acibc (Associação Comercial e Industrial Brasil e Coreia do Sul), Roberto Cho.
Durante o encontro, realizado na manhã desta quarta-feira (15), Cho revelou que, desde o ano passado, tem buscado, sem sucesso, uma aproximação com representantes dos órgãos públicos locais. Ele destacou haver um interesse significativo de empresas em se instalar na cidade, que já abriga a Hyundai, cuja primeira fábrica de motores na América Latina foi inaugurada em setembro de 2012.
A Acibc atua como ponte no intercâmbio de negócios entre países sul-americanos e asiáticos. Segundo Cho, a chegada dessas empresas teria um impacto expressivo no orçamento de Piracicaba, além de contribuir para a geração de empregos na região. O interesse maior vem de pequenos produtores e pequenas indústrias, especialmente para a produção e fornecimento de peças de pequenos componentes automotivos.
Relinho lembrou que a instalação da Hyundai em Piracicaba representou uma transformação na economia local. Ele ressaltou que, na época, a doação do terreno precisou ser aprovada pela Câmara Municipal, o que resultou na criação do distrito industrial para acomodar o Parque Automotivo e empresas prestadoras de serviços na região do Santa Rosa.
"Piracicaba conta com outros distritos industriais, como o Unileste, onde está localizada a Caterpillar, e o Uninoroeste, que tem como principal representante a CJ Corp. É necessário dialogar com o Executivo para identificar quais áreas estão disponíveis e trabalhar para viabilizar essa expansão", afirmou o presidente da Câmara.
A reunião foi agendada pelo vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que também participou da conversa com Cho, acompanhado do diretor da Acibc, Raphael Santana. O próximo passo será buscar uma agenda com o prefeito Helinho Zanatta (PSD) e avaliar como a Câmara pode contribuir para o andamento do processo, seja por meio de audiências públicas ou reuniões que tratem do tema.
Notícias relacionadas
Vereadores participam de solenidade pelos 49 anos do 10º BPM/I
Nas margens do tempo (e do rio): memórias da Fundação de Piracicaba
Presidente da Câmara enfatiza o apoio às ações dos vereadores
Câmara realiza integração entre vereadores e funcionários
Parlamentares reafirmam novas gestões e crescimento de Piracicaba
Gabinete de Crise foca decreto de emergência para a falta de água
Câmara aprova reformas administrativas do Semae e da Prefeitura
Via Brasil Produtora é homenageada com voto de congratulações
Vereador aciona MP para que Semae pare de jogar resíduos no Piracicaba
Câmara terá reunião extra para votar reformas administrativas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Cerimônia na Câmara marca posse do prefeito, vice e de 23 vereadores
Relinho é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026
Novo estúdio da TV Câmara visa ampliar produções audiovisuais da Casa